O Circuito de Palestras movimenta a Semana do Deficiente. O evento realizado na segunda-feira (26/08) apresentou o maior público dentre todas as atividades já realizadas.
O circuito teve a participação de palestrantes que fomentam a inclusão com destaque para Vítor Mendonça. Ele contou sua conquista do doutorado com diagnóstico de autismo.
Membro do Grupo Asperge, o jovem ressaltou como a inclusão foi importante para suas conquistas. As atividades se iniciaram no domingo (25/08) e seguirão até sábado (31/08).
Segundo a presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Renata Talhares, foi surpreendente a participação do público. “É fundamental que a população entenda que é preciso aceitar e, principalmente, incluir a pessoa com deficiência. A conscientização é a garantia da aplicação dos direitos iguais na sociedade. Todos precisam ser respeitados e vistos”, esclareceu.
O cronograma segue até sábado (31/08) assim como o concurso de vídeos com o tema “A superação”. Quinta-feira (29/08), das 8h às 11h, haverá a roda de conversa “Saúde do deficiente e Capsi”, no salão do Instituto Helena Antipoff.
Sexta-feira (30/08), às 8h30, haverá a Caminhada de Mobilização pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, com concentração na Praça da Catedral e encerramento na Rua São Paulo, com apresentações. No sábado (31/08), das 8h às 11h, haverá o Festival de Atletismo e o encerramento oficial da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, na Unifenas.