05 AGO 2019
Saúde começa a realizar levantamento de 3º LIRAa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com apoio da Prefeitura de Divinópolis, começou o terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypt (LIRAa) do ano, na segunda-feira (05/08). No primeiro LIRAa, o índice foi de 5,9%, e o segundo apontou resultado de 5,1%. Segundo o Ministério de Saúde, o número ainda indica risco de surto.

LIRAa é atividade realizada por municípios com finalidade de identificar áreas de maior proporção/ocorrência de focos e criadouros predominantes, que indicam risco de transmissão de dengue, febre chikungunya e zika vírus.

A ação é realizada por meio de visita de agentes de saúde a determinado número de imóveis no município, onde coleta de larvas ocorre para definir Índice de Infestação Predial (IIP).

O estudo serve para ajudar municípios a definir ações que deverão ser realizadas a fim de minimizar proliferação de mosquitos na cidade.

“LIRAa é espécie de pesquisa que indicará pontos de maior índice de focos de dengue, onde deveremos intensificar ações e visitas, e também ajudar-nos a criar estratégias de combate ao mosquito”, explica secretário de Saúde, Amarildo Sousa.

Receba informativos em seu e-mail
Avenida Paraná, 2777 - Belvedere
CEP: 35501-170