23 JUL 2019
FAZENDA
Projeto Cruz de Todos os Povos é apresentado ao Ministério do Turismo

Esteve presente em Divinópolis a Coordenadora-geral de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano do Ministério do Turismo, Thaís Amaral Moura, em uma reunião para tratar sobre a construção da Cruz de Todos os Povos, na tarde desta terça-feira (23/02), no Centro Administrativo da Prefeitura. Anunciado em 2016 , projeto será no Morro da Gurita, em Santo Antônio dos Campos. O executivo já realizou obras de melhorias no acesso ao local, para a entrada do maquinário utilizado nos trabalhos e busca auxiliar o andamento das obras.

As cruzes se referem à Trindade Santa (Pai, Filho e Espírito Santo). A primeira “Honra ao Pai”, situado no Líbano e inaugurado em julho de 2010. Já segunda deste tipo, “Honra ao Filho”, no México, entregue em dezembro de 2012. E agora, “Honra ao Espírito Santo” no Brasil, localizada em Divinópolis.

Considerando a situação financeira do município, há certa dificuldade para a viabilização de recursos na infraestrutura do percurso, porém se esforça para desenvolver o projeto, como afirma o Prefeito Galileu Teixeira Machado. “Esperamos que a Cruz de Todos os Povos se torne uma realidade, buscamos recursos para fazer a ligação de acesso a ela”, conta.

A reunião contou a participação do engenheiro presidente da Associação Terra de Deus, José Geraldo da Silva Lucas, que agradeceu ao município por ter acolhido o plano e destacou a definição da cidade como sede da terceira cruz. “O presidente da Associação Jesus Juste Ibanez, escolheu Divinópolis tanto pelo nome, significativo, como pela religiosidade” afirma. O valor histórico e sua posição topográfica também são fatores de influência.

O projeto foi entregue à Coordenadora-geral de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano do Ministério do Turismo, Thaís Amaral Moura, que disse estar muito empolgada com sua participação nas próximas etapas da Cruz de Todos os Povos. “Estou muito feliz em trabalhar nesse projeto tão importante na cidade, para o turismo religioso e na busca de resgatar valores”, comemora.

O Vice-presidente da Associação, Marco Túlio da Silva Santos, reforçou que 12 metros da cruz já foram construídos. “Irá fazer parte da nossa identidade, queremos levantar um memorial da fé”, conta. Foi exibido um vídeo expositivo da construção, contando com o depoimento de figuras importantes no processo de idealização do projeto, como o Bispo Diocesano José Carlos.

O Ex-deputado Federal, Jaime Martins, prevê o projeto como algo revolucionário e  poderá mudar a visão da cidade. “Um verdadeiro milagre, uma obra de tamanha importância para a comunidade e toda região”, completa.

O Deputado Federal, Domingos Sávio, garantiu que tentará buscar recursos para o custeio da próxima fase, com o Ministro do Turismo. Caso não seja possível, o deputado se comprometeu a viabilizar recursos através de emendas parlamentares. “É um projeto coletivo, deve inspirar valores cristãos e também ecumênicos que motivam uma obra dessa envergadura. Como consequência, há possibilidade de turismo, emprego e desenvolvimento”, finaliza.

Em breve, acontecerá o evento Divino Festival da Paz, que arrecadará fundos para os gastos das obras que visam celebrar a integração e a paz entre os povos.

Fonte: Assessoria PMD