14 FEV 2019
200 cirurgias de catarata agendadas para os próximos 4 meses

A Prefeitura de Divinópolis dispõe, nos próximos quatro meses, mais 200 cirurgias de catarata. Ao todo, já foram realizados, desde novembro do ano passado, 292 processos cirúrgicos custeados pelo município.

Aproximadamente 200 pacientes fizeram avaliação no Hospital São Carlos, em Lagoa da Prata, no sábado (09/02). A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) dispôs seis ônibus para o transporte de pacientes. Serão 200 cirurgias divididas nos próximos quatro meses, ou seja, a previsão é fazer 50 por mês.

As cirurgias são custeadas por meio de convênio entre o município e a unidade hospitalar. Os exames complementares são realizados pela Semusa.

Para fazer a cirurgia, os pacientes devem passar por avaliação nas unidades de saúde e por consultas oftalmológicas.  Os atendimentos serão realizados mediante disponibilidade de vagas e avaliação clínica, seguindo critério da Semusa.

Em novembro e dezembro do ano passado, foram realizadas 172 cirurgias; e, em janeiro, outros 120 processos cirúrgicos.

Catarata

A doença catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos, entre outros fatores. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar à cegueira ou à visão subnormal.