13 DEZ 2018
FAZENDA
Mercado exterior contribuiu para Divinópolis chegar ao 9º lugar em desenvolvimento

Os negócios com o mercado exterior contribuíram para Divinópolis ficar em 9º lugar no ranking do Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL) de Minas Gerais. A inserção competitiva do município foi destaque entre 853 cidades de Minas Gerais.

A inserção competitiva é uma das cinco sudmissões analisadas pelos pesquisadores do Sebrae. O valor das exportações, a diversificação das importações e o índice de complexidade econômica foram analisados dentro da inserção competitiva.

O valor das exportações neste ano cresceu 4,6%, quando se compara com o ano passado. O faturamento das 24 empresas exportadores da cidade chegou a US$ 183 milhões de janeiro a novembro. Os produtos semimanufaturados de ferro e aço contribuíram para o bom desempenho em 2018 das exportações divinopolitanas – República Dominicana, Peru e Turquia são os principais parceiros comerciais da cidade. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Outro ponto analisado pelos pesquisadores do Sebrae foi a diversificação das importações. Ao todo, a cidade comprou de 53 importadores neste ano. A entrada de produtos estrangeiros neste ano aumentou 8%. Pelo menos 100 itens são importados por Divinópolis: arroz, tecidos, bijuterias, arame farpado, fio de cobres e máquinas, dentre outros. Neste ano, de janeiro a novembro, foram importados R$ 25,4 milhões em produtos estrangeiros.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Alonso Dias, afirmou que o município sempre teve características de negociar com o exterior. “Somos uma cidade que sempre exporta itens siderúrgicos e importa tecidos. O bom desempenho com o comércio exterior demonstra que os empresários acreditam na cidade. O município incentiva com um projeto de expansão de um novo centro industrial para as empresas expandirem seus negócios. Em breve vamos anunciar o espaço dedicado às instalações de novas empresas”, destacou José Alonso.