03 OUT 2018
Bispo grava vídeo em apoio ao Outubro Rosa

O bispo diocesano Dom José Carlos gravou um vídeo em que apoia a campanha do Outubro Rosa, organizada pela Prefeitura de Divinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O vídeo já está disponível na página oficial da Prefeitura de Divinópolis no Facebook (facebook.com/prefeituradedivinopolis

No vídeo, o bispo conclama as mulheres a cuidar da própria saúde de forma preventiva.  “Você querida irmã, amada e filha de Deus, quero convidar você a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para fazer os exames que possam detectar antecipadamente e cuidar no tempo certo dessas doenças que têm matado muitas mulheres. Esteja atenta! Cuidar de você, cuidar do seu corpo, é cuidar desse dom precioso que Deus lhe ofereceu. Vamos juntos na luta contra o câncer de mama e de colo de útero. Outubro Rosa é para recordar a você e a toda a nossa comunidade que é preciso cuidar, cuidar para viver”, destacou.

A parceria entre Prefeitura de Divinópolis e Diocese de Divinópolis na campanha do Outubro Rosa teve início com o encontro entre o bispo e o secretário de Saúde, Amarildo de Sousa, quando foram definidas várias ações. A primeira foi a participação da diretora da Atenção Primária à Saúde, Inês Alcione Guimarães, na Missa da Família, presidida pelo Padre Cristian Shankar, realizada na última quarta-feira (26/09).

Em outubro, algumas igrejas da cidade serão iluminadas de rosa em sinal de apoio à campanha. Técnicos da Semusa estão reunindo os padres da cidade, pelas duas sedes da diocese, para passar informações sobre o câncer de mama e sobre a campanha. A pedido do bispo, os padres poderão atuar como propagadores da campanha.

De acordo com o secretário de Saúde, Amarildo de Sousa, parcerias podem fazer que a detecção precoce do câncer seja cada vez mais disseminada à população. “A divulgação de políticas públicas de saúde em todos os espaços, inclusive os religiosos, é de suma importância para que preservemos o direito à saúde de nossas famílias”, destacou.

A campanha mundialmente realizada que leva o nome de Outubro Rosa tem como objetivo mobilizar as mulheres da cidade para a importância de cuidar da saúde todos os dias e de forma integral, incentivando a participação destas no controle das principais doenças que as afetam, não só no mês de outubro, mas também em todos os dias do ano.