01 OUT 2018
Saúde promove série de ações no Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) planejou uma programação especial para a realização do movimento Outubro Rosa em Divinópolis. Uma série de ações marca a campanha de conscientização com objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O secretário Municipal de Saúde, Amarildo de Sousa, apresentou as atividades do mês aos jornalistas, nesta segunda-feira (01/10), no Centro Administrativo.

De 2 a 15 de outubro será aberta a visitação a exposição “Vitórias”, com fotografias de mulheres que tiveram e outras em tratamento contra o câncer de mama. A exposição estará no Espaço GTO da Câmara Municipal e conterá fotografias e relatos destas mulheres sobre o câncer, seus sentimentos e experiências.

Na quarta-feira (03/10) será divulgado um vídeo do bispo Dom José Carlos em apoio a campanha Outubro Rosa onde ele conclama as mulheres a cuidarem da própria saúde de forma preventiva.  Na última quarta-feira (26/09), o tema foi abordado também na Missa da Família, realizada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Algumas igrejas católicas da cidade também colocarão iluminação rosa alusiva à campanha. Parceria entre a Semusa, com grupos evangélicos e espíritas, acontecerão ainda esta semana.

No sábado (06/10) acontecerá a Corrida do Outubro Rosa com concentração às 8h e largada às 8h30 em frente à Unifenas no bairro Liberdade. O percurso será de 4km.  A inscrição deverá ser feita no local e não haverá cobrança de taxa. As primeiras mulheres inscritas receberão uma camisa da Corrida Outubro Rosa e as 200 primeiras pessoas inscritas receberão uma squeeze.

Em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) haverá uma campanha de sensibilização entre os lojistas para que decorem as vitrines e fachadas com a cor rosa. Esta parceria também prevê a realização da uma intervenção urbana no centro da cidade para sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção à saúde.

Em 20 de outubro será realizado um evento de encerramento da campanha na Praça do Santuário, de 8h às 12h, com prestação de diversos serviços e apresentações com artistas locais. “Importante destacar que estas e outras ações do Outubro Rosa só será possível graças à diversas parcerias, pessoas e instituições que aderiram e ainda estão aderindo a campanha em prol desta causa maior. A cada ação realizada será divulgado o nome dos seus apoiadores”, afirmou o secretário Municipal de Saúde, Amarildo de Sousa.