A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) premiou, na última quinta-feira (21/12), 15 equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e cinco Centros de Saúde tradicionais, com a entrega de novos computadores.
A premiação faz parte de um projeto para as equipes de atenção à saúde que visa sensibilizar os profissionais para a importância de conhecer o estado nutricional da população e para a necessidade de fortalecer a Vigilância Alimentar e Nutricional na rotina das unidades de atenção à saúde do município.
Receberam os computadores, unidades que atingiram maior percentual em crianças, gestantes e idosos nas consultas de pré-natal e puericultura, nas pré- consultas, em grupos, atividades nas escolas, entre outras atividades.
De acordo com o gerente do Sistema de Informação da diretoria de Atenção à Saúde, Valter Murilo Chaves, o projeto de valorização da vigilância alimentar e nutricional teve início em maio deste ano. “Esta ação é rotineira nas unidades de saúde, porém para ganhar os computadores as mesmas teriam que atingir ou aproximar de cinco metas de acompanhamento de 80% gestantes, 30% idosos, 60% das crianças de 0 a 5 anos, 15% marcadores de consumo alimentar em crianças de 0 a 2 anos e 80% das famílias beneficiarias do programa Bolsa Família” afirmou.
A verba para compra dos computadores vem do Financiamento Alimentar e Nutricional (FAN) que se destina a ações referentes ao Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) responsável pelo diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população, contribuindo para que se conheça a natureza dos problemas de nutrição, identificando áreas geográficas, segmentos sociais e grupos de maior risco aos agravos nutricionais.









