28 JUL 2017
TRÂNSITO
Prefeitura moderniza lâmpadas dos semáforos

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans), anuncia mais uma importante ação para a melhoria do trânsito que gerará grande economia para os cofres públicos. Acaba de chegar na Settrans o carregamento com 1200 lâmpadas de LED que substituirão todas as lâmpadas incandescentes que são utilizadas atualmente em 45 semáforos da cidade.

O investimento é de R$ 350 mil para a aquisição das lâmpadas e a mão de obra para sua instalação. O retorno deste investimento, previsto pela Settrans, é de apenas oito meses com a economia gerada nas contas de energia elétrica desses semáforos e sua manutenção, que é de cerca de R$ 9 a R$ 10 mil a menos nas contas.

A substituição das lâmpadas incandescentes pelas de LED foi autorizada pelo prefeito Galileu Machado, após apresentação de estudo técnico da gerência de Projetos de Trânsito e Transportes da Settrans. O estudo foi baseado na troca das lâmpadas comuns pelas de LED no cruzamento da avenida Primeiro de Junho com rua Goiás, que foi realizado no mês de maio. Um mês depois da troca a conta de energia elétrica daquele local foi reduzida em 76%, caindo de R$ 224,40 para R$ 53,38.

Em seguida foram instaladas as novas lâmpadas em outros dois semáforos, localizados na avenida Paraná com Rio de Janeiro e na Paraná com Minas Gerais. Com a troca das lâmpadas destes três semáforos, e a comprovada economia de energia elétrica, a compra foi autorizada para a modernização dos outros 45 semáforos.

De acordo com o gerente de Projetos de Trânsito e Transportes, Lucas Lopes Estevam, além da economia as lâmpadas de LED têm outras vantagens. “Para os motoristas é muito mais segurança, já que as novas lâmpadas iluminam mais e evitam o efeito fantasma, que é quando o motorista não consegue ver se o sinal está ligado ou não. Além disso, elas têm cinco anos de garantia e dificilmente queimam antes deste prazo. Diminui assim a troca de lâmpadas, menos semáforos parados e menos custo com manutenção”, afirmou.

O prazo previsto para a realização das trocas nos 45 semáforos é de dois meses.