Investimentos nas três novas unidades somam R$ 2,2 milhões
A Prefeitura de Divinópolis investiu R$ 2,2 milhões em três modernas e completas unidades de Estratégia da Saúde da Família(ESF). As unidades do Tietê e Belvedere já foram concluídas e a do Sagrada Família está próxima de ser finalizada. Ao todo, as unidades beneficiaram 26 mil pessoas. Somadas, as UBS contam com oito equipes de Saúde da Família.
Em 2015, a unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) atendeu 10 mil pessoas nos bairros Tietê, São Roque, Prolongamento Tietê, Dulphe Pinto de Aguiar, Orion e Jardim Betânia. A ESF Tietê foi construída numa área de 600 m². No espaço trabalham três equipes da saúde da família: médicos generalistas, técnicos em enfermagem, agentes comunitários, dentistas, auxiliares de saúde bucal, psicólogo, ginecologista, pessoas de apoio e gestão.
A ESF Tietê é composta por consultórios médicos, odontológicos, sala de vacina, sala de coleta de laboratório, sala de curativo, escovódromo, sala de reunião, sala do agente de saúde, sala de cuidados básicos e apoio epidemiológico.
A região Sudoeste de Divinópolis também recebeu uma nova e ampla unidade de saúde. Para beneficiar 8 mil pessoas, a Unidade Básica de Saúde(UBS) tipo II foi entregue no bairro Belvedere numa área de construção de 1.741 metros quadrados. No mesmo imóvel, são duas equipes são formadas por médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem. O espaço tem salas para atendimento odontológico, psicológico e fisioterapia, além de dois consultórios médicos e outros dois para enfermagem. Completam a unidade as salas de vacina e dos agentes comunitários, além de um espaço para reuniões de grupos da comunidade.
A estrutura da UBS no Sagrada Família abrigará também outras três Equipes de Saúde da Família, já em uma nova fase. A unidade, com área construída de 590 metros quadrados já está com 90% das obras concluídas. 8 mil pessoas serão beneficiadas nos bairros Sagrada Família, Vale do Sol e parte do Nações.