26 AGO 2016
Município constrói seis Cmei´s e vagas crescem 41%

A educação infantil em Divinópolis avançou nos últimos oito anos. A oferta de vagas cresceu 41% com construção de seis novos Centros Municipal de Educação Infantil (Cmei’s). Atualmente, 5,3 mil estão matriculados nas 39 unidades escolares com vagas para educação infantil. Em 2008, estavam matriculados na rede municipal 3,7 mil alunos.

Em Santo Antônio dos Campos, por exemplo, funciona o Cmei José Clementino. No antigo prédio, 114 alunos eram atendidos em um espaço alugado, a nova escola tem capacidade para 240 alunos. O novo prédio inaugurado em julho do ano passado possui um terreno com área de 3.422 m², sendo 1.211 m² de área construída. A construção do prédio possibilita a ampliação de vagas para atender parte da população residente na região Noroeste e zona rural.

Com investimento de R$ 2,1 milhões, com recursos diretos da Prefeitura de Divinópolis e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, foi inaugurado o Cmei Oficina da Criança, do bairro São Roque. Foi possível a aquisição do terreno e obras de infraestrutura no local e entorno. O CMEI possui área de 4.185 m², 1.211 m² de área construída e capacidade de atender até 230 crianças.

A construção do prédio possibilitou além do melhor atendimento às crianças matriculadas, a ampliação de vagas para atender não só a população do bairro, mas da região, que abrange os bairros Balneário Rancho Alegre, Belo Vale, Dr. Dulphe Pinto de Aguiar, Fábio Notini, Ipiranga, Jardim Bethânia, L.P.Pereira, Núcleo Comercial L.P.Pereira, Orion (São Roque), Sion e Tietê.

A Prefeitura de Divinópolis também inaugurou no ano passado a primeira escola em tempo integral do município no bairro Jardins das Oliveiras. 140 crianças têm aulas interativas, oficinas de teatro, jogos, música e artes plásticas.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Rosemary Lasmar da Costa, foi um avanço para o ensino infantil. “Sabemos da importância desta conquista para as famílias; mas para nós, o que realmente predomina é a alegria de saber que estas crianças estarão recebendo educação de qualidade, carinho e segurança em um espaço extraordinário como são as dependências do Cmei Miguel Filho Rodrigues”, pontua Rosemary.

Além destes três espaços, o bairro Danilo Passos foi construído o Cmei Isauro Silva e no Candidés funciona o Jesus Pereira. No bairro Antônio Fonseca foi construído o CMEI Anália Nogueira.