Na terça-feira (12/04), após três exaustivas horas de discussão entre o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, equipe técnica, e os representantes do Sintram e Sintend, que lideram a greve parcial dos servidores municipais, foi construída uma proposta oficializada à categoria.
Financeiramente após seu total implemento em duas parcelas, a proposta, que prevê reajuste salarial de 3% e que concede aumento 71,43% no vale refeição (pago em dinheiro), privilegia as menores faixas salariais do município. Considerando o piso da Prefeitura, a proposta permite um aumento em dinheiro de R$ 145,46 mensais, o que significa um percentual de 12,30% a mais no valor efetivamente recebido para quem está na base da pirâmide salarial da categoria, ou seja, maior que os 11% que vem sendo requeridos pelo movimento de greve a título de reposição.
Ao acenar com esta proposta, o prefeito Vladimir Azevedo, por mais uma vez, demonstra estar atento e sensível ao que vem sendo reivindicado pelos servidores. A proposta, conforme o que foi apresentado para os líderes do Sintram e Sintend, traduz o momento econômico vivenciado no país e, por consequência, em Divinópolis o que vem comprometendo as contas públicas e, por esta razão, limita investimentos e também os reajustes o qual a categoria pleiteia.
A despeito do momento econômico, mas agindo dentro dos princípios de responsabilidade e compromisso com a coisa pública, foi definida esta proposta que está no limite daquilo que o Município pode oferecer em termos de reajuste e aumento aos servidores sem comprometer outros serviço e ações que também são de responsabilidade da Prefeitura e, portanto, vitais para a cidade.
Após construir esta proposta na presença dos líderes do movimento o Governo de Divinópolis espera contar, a partir de agora, com o bom senso da categoria a fim de que os servidores paralisados voltem as suas atividades. Normalizando, assim, serviços prestados a população.
A Administração Municipal sempre se pautou pela transparência nas ações e na abertura ao diálogo. Ao receber o Sintram e Sintend deu, mais uma vez, prova desta disposição e ofereceu ao funcionalismo público uma proposta dentro da realidade econômica financeira da Prefeitura.
O Governo de Divinópolis conta com a compreensão da população em relação a este momento de dificuldade. Garantindo que estamos nos esforçando ao máximo para solucionar o impasse relativo à greve para que todos os serviços paralisados sejam retomados o mais breve possível.