O Projeto Sala Verde Frei Paulino realizado em parceria com a Prefeitura de Divinópolis e com o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA), constrói ações e programas educacionais voltados à questão ambiental. O espaço coordenado, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), funciona no Parque da Ilha recebeu 10 toneladas de sucata ferrosa trocada por 4 mil mudas de árvores.
No ano passado, a Sala Verde produziu 6 mil mudas. Além da população, a proposta distribuía para escolas, blitz e outros projetos. No ano passado, 2,8 mil pessoas foram atendidas pelo projeto ambiental e levaram as 4 mil mudas.
“A sucata ferrosa que iria para o meio ambiente é trocada por mudas. A população traz a sucata e leva uma muda frutífera ou para arborização urbana, nascentes e jardins”, destacou a coordenada da Sala Verde, Tânia de Oliveira.
A Sala Verde também promoveu o Concurso de Redação com o tema Reciclagem para a sustentabilidade: o aço a serviço da sociedade. Os alunos vencedores receberam os prêmios. A ação, em parceria com a empresa Gerdau, foi direcionada aos alunos do nono ano do ensino fundamental regularmente matriculados na rede municipal de ensino no ano letivo de 2015. O concurso foi realizado com o objetivo de estimular a reflexão sobre práticas ecológicas e sustentáveis ligadas ao uso da bicicleta, e para conscientizar sobre a importância da reciclagem do aço. Os vencedores ganharam medalhas e bicicletas.