21 MAR 2016
Vigilância alerta sobre a qualidade dos pescados

Orientações a população sobre pescados

Pescados fresco, congelado, seco ou enlatado são alimentos saudáveis, mas é preciso garantir que estes estejam realmente adequados para o consumo e não causar danos à saúde.

Segue então algumas dicas da Vigilância Sanitária:

PEIXE FRESCO E RESFRIADO:

• Fresco é o pescado que nunca foi congelado e é conservado no gelo.
  • Resfriado é o pescado devidamente conservado em gelo e mantido em temperaturas entre -0°C e -2°C.

Na hora da compra:

• Devem estar livres de contaminantes como areia, pedaços de metais, plásticos e/ou poeira, sabão e moscas.
  • Escamas bem firmes, resistentes,translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes.
  • Peleúmida, firme e bem aderida, sem manchas, furos ou cortes na superfície.
  • Com olhos brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho.
  • Brânquias úmidas, brilhantese de cor rosa ao vermelho intenso.
  • Conservados sob refrigeração ou envolvidos sobre uma espessa camada de gelo.

PESCADO CONGELADO

Opescadocongelado deve estar mantido obrigatoriamenteatemperaturasinferioresa-15°C.

Na hora da compra:

• Importante verificar a data de validade e se embalagens estão integras.
  • Devem estar firmes e sem sinais de descongelamento, como acúmulo de líquidos ou pedaços de gelo (o que indica que pode ter sido congelado novamente).

Formas corretas de descongelamento:

• Na geladeira é o método mais recomendado, pois diminui a perda de água e garante a manutenção da qualidade do pescado.
  • No microondas utilizar a opção descongelar para garantir o descongelamento uniforme.

Cuidados Importantes para segurança no consumo deste tipo de pescado:

• Nunca descongelar em temperatura ambiente, pois pode gerar perda de qualidade, umidade e permitir o crescimento de micróbios.
  • Nunca congelar novamente um pescado que já foi descongelado.
  • O peixe pode ser congelado novamente só quando estivercozido ou preparado.

PEIXE SALGADO SECO:

O pescado seco tem várias apresentações: pescado salgado seco, pescado seco e pescado desidratado.

• O “pescado seco” é dessecado de forma apropriada sem a adição de sais.
  • O “pescado salgado seco” é dessecado inteiro e tratado com sal (cloreto de
  • sódio).
  • O “pescado desidratado” é dessecado profundamente em aparelhagem adequada.

Na hora da compra:

• A embalagem deve possui as seguintes informações: tipo do pescado, estabelecimento de origem, peso líquido, data de embalagem, prazo de validade, forma de conservação, informação nutricional.
  • O produto está armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos.
  • Não há a presença de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, amolecimento e odor desagradável, que indicam que o produto não está bom para consumo.

PEIXE ENLATADO OU EM CONSERVA:

Pescado em conserva é armazenado em recipientes esterilizados, podendo ser vendido nas seguintes categorias:

• Ao Natural: é o pescado armazenado com salmoura fraca, adicionada ou não de temperos.
  • Em azeite ou em óleos comestíveis: é o pescado armazenado em azeite de oliva ou outro óleo comestível, adicionado ou não de temperos.

Na hora da compra:

• Verifique rotulagem, procedência e data de validade.
  • As latas devem estar integras (não amassadas ou enferrujadas).
  • Armazenados em prateleiras, nunca no piso.

LEMBRE-SE:

• Verifique se o estabelecimento possui Alvará Sanitário.
  • Certifique-se que o ambiente está limpo e organizado e que, os funcionários estejam uniformizados e em boas condições de higiene.
  • Só compre pescados com procedência de estabelecimentos devidamente inspecionados pelo órgão competente. Verifique se no rótulo consta o Selo de Inspeção Federal, Estadual ou Municipal (SIF,SIM).
  • Não é permitido ao funcionário que manipula o pescado manipular dinheiro.

CASO ENCONTRE ALGUMA IRREGULARIDADE ENTRE EM CONTATO COM A VIGILÂNCIA SANITÁRIA:

Pelos telefones: 3229.6866 e 3229.6876

No endereço: rua Rio Grande do Sul, nº. 759, centro