16 FEV 2016
Semusa apresenta resultado final do combate ao Aedes aegypti de 2015

A Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) divulgou balanço da incidência da dengue na cidade em 2015. De acordo com este levantamento, e se comparado com o ano de 2014, houve uma redução de 57,1% da evolução dos casos notificados como suspeitos desta doença.

Esta média registrada em Divinópolis não acompanhou a tendência de alta nos casos notificados de dengue verificados no estado e no restante do Brasil para o mesmo período. Em Minas Gerais, durante 2015, ocorreu um crescimento de 225,5% e no Brasil o crescimento de casos notificados foi de 179,9%.

Para a diretora de vigilância em saúde, Celina Pires, foi determinante para o decréscimo nos casos notificados de dengue o comprometimento de toda a equipe envolvida no processo do controle que buscou, principalmente, trabalhar com a prevenção mas, necessitou, muitas vezes, a tomada de decisões rápidas e planejamentos de curtíssimo prazo.

Ações de 2015

Divinópolis encerrou 2015 com 2.270 casos notificados de dengue e registrou um óbito contra seis em 2014. Somada às visitas rotineiras dos agentes de controle de endemias nas residências da cidade outras importantes ações foram realizadas. As atividades de mobilização e educação, por exemplo, somaram 619. O que dá uma média de 52 ações realizadas por mês em vários pontos da cidade e destinadas a públicos diversos.

As denúncias envolvendo possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti também foram atendidas e ao longo de 2015 somaram 479. Todos os locais foram vistoriados e tiveram os proprietários notificados e, nos casos mais extremos, quando o risco à saúde era eminente, tiveram os objetos depositados neles eliminados pelos agentes de endemias.

Outra ação comum e amplamente realizada durante as vistorias diz respeito às caixas d’água. Pelo menos 806 foram tampadas em 2015. Dez mil duzentas e oitenta e sete supervisões dos trabalhos dos agentes de endemias foram realizadas neste mesmo período.

Outro número expressivo é em relação aos Arrastões de Limpeza proporcionados pela Semusa. Durante o ano passado foram eliminadas, de forma correta, 2.286 toneladas de materiais diversos como garrafas pet, sacolas plásticas, vasilhas entre outros objetos que poderiam representar risco à população. A média mensal foi de 190,6 toneladas recolhidas. Importante ressaltar que esta ação, somada à vedação das caixas d’água, elimina muitas possibilidades de desenvolvimento do mosquito, além de evitar o uso indiscriminado de produtos químicos (larvicida).

“Certamente que estas atividades estão contribuindo com o resultado neste ano, mas não nos encontramos em uma situação cômoda e há muito que ser feito. O controle do mosquito, nem de longe, é responsabilidade exclusiva da área da saúde. É preciso que todos se envolvam nesta guerra contra o Aedes aegypti que, hoje, é de todos”, pontua Celina Pires.

Dia Nacional de Mobilização

No último sábado (13/02) foi realizado o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti.  Em Divinópolis, esta ação foi antecipada para o sábado e domingo de carnaval. Os agentes de combate a endemias estiveram na feira livre do bairro Esplanada e Porto Velho realizando panfletagem e orientando à população. A mesma ação ocorreu no domingo na feira do bairro Niterói. Cerca de 1.600 panfletos foram distribuídos.

Já na região dos shoppings e na Avenida 1º de Junho com Goiás, também no sábado de carnaval, ocorreu um blitzes de orientação. A comunidade de Buritis voltou a receber mais um Arrastão de Limpeza.

Do dia 1º ao dia 05 de fevereiro foram recolhidos, em toda a cidade, 8.217 pneus e 6.000 kg de materiais inservíveis que se constituíam em potenciais criadouros para o mosquito Aedes aegypti. No último sábado (13/02) o bairro Liberdade recebeu um Arrastão de Limpeza quando foram recolhidos 1.400kg de materiais diversos.