Iniciativa prepara 182 agentes para a promoção contínua da qualidade na saúde municipal
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa sobre a conclusão e formatura do curso “Mais Saúde com Agente”, que acontecerá nesta terça-feira (13/1), de 13h30 às 16h, no auditório da Faculdade Anhanguera, voltado à capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município. A ação teve início em 12/10/2024 e foi finalizada em 21/10/2025, reunindo, ao todo, 182 agentes formandos.
O principal objetivo da realização do curso foi a preparação para as novas atribuições previstas na Lei nº 11.350/2006, que oferece condições para a análise das informações coletadas nos territórios, bem como para a orientação da população, contribuindo para melhorias na qualidade e na eficiência da Atenção Primária à Saúde. As atividades também preveem a formação de agentes em todo o Brasil que atendam às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e fortaleçam a vigilância em saúde, com ações de combate às endemias.
Ao longo da formação, foram abordados diversos temas fundamentais para o trabalho dos agentes no território, como planejamento e organização do processo de trabalho, noções básicas de anatomia e fisiologia humana, saúde digital, construção da saúde pelo ambiente, ações educativas de prevenção e controle de agravos, com enfoque em doenças transmissíveis, geoprocessamento em saúde, cadastramento e territorialização, além dos ciclos de vida das famílias em diferentes contextos, entre outros conteúdos.
O curso foi promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e transmitido na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), pertencente ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com complemento de aulas presenciais ministradas por preceptores, em espaço cedido pela Faculdade Una de Divinópolis.
As aulas contaram com a atuação de profissionais das unidades básicas de saúde da rede municipal, entre eles os enfermeiros Bruno de Assis, Jéssica Aparecida, Liliane Patrícia, Patrícia Amaral e Patrícia Fernandes, a dentista Cibelly Neves e as supervisoras Flávia Valério e Vanessa Pereira.
Com a conclusão da capacitação, a expectativa é que os agentes apliquem, na prática, os conhecimentos adquiridos, fortalecendo as ações de promoção, prevenção e cuidado em saúde no território, como explica o profissional de referência técnica da diretoria de Atenção Primária à Saúde, Mateus de Sousa Guimarães. “Esperamos que os formandos atuem com maior segurança técnica, orientando corretamente as famílias, fortalecendo o vínculo com a comunidade, além de atuar de forma integrada à equipe, contribuindo com os indicadores de saúde e mantendo o compromisso com a educação permanente”, destacou.
A Prefeitura e a Semusa parabenizam os agentes formados pelo curso e ressaltam que a capacitação representa um importante avanço na qualificação dos profissionais que atuam junto à comunidade. Reafirmam ainda a expectativa de que sejam protagonistas no cuidado, contribuindo de forma ativa para a melhoria da qualidade de vida da população.