Em comemoração ao Dia Nacional da Educação Infantil (Dia EI) e ao Dia da Mobilização Social pela Educação (Dia M), a Prefeitura de Divinópolis, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu o Dia EI em várias unidade escolares. Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Anália Nogueira e Nossa Senhora das Graças, por exemplo, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas de Divinópolis (IEF/Divinópolis) e a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Seplam), realizaram doação de mudas de árvores frutíferas como ameixa, amora, pitanga e jenipapo.
O evento foi organizado na sexta-feira (28/08), na Praça das Mangueiras, e incluiu contação de histórias, com participação de Maria Clara Delphino, a fim de desenvolver práticas sustentáveis na comunidade. As atividades integraram a programação da Semana da Educação Infantil promovida de 24 a 29 de agosto.
De acordo com a programação da Semed, os Cmeis e as escolas municipais prepararam atividades diferenciadas com brincadeiras e refeições especiais na semana do evento. O Dia EI foi destinado a crianças, pais, educadores e comunidades em 23 unidades escolares da cidade. Durante o dia, a Semed promoveu contação de história, circuito motor, música, oficinas e brincadeiras.
As atividades do Dia EI dos Cmeis Anália Nogueira e Nossa Senhora das Graças incluíram apresentações artísticas dos alunos, grupo de karatê, que destacou a importância da prática de esportes na vida, circuitos motores e atividades recreativas com as crianças realizadas por acadêmicos do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), além de aprendizagem e diversão nas oficinas realizadas pelas professoras com pintura de rosto, cama elástica, piscina de bolas e mais.
A comunidade local esteve presente para estimar a participação da família na escola e valorizar o papel dos profissionais e a educação infantil, disse a diretora do Cmei Nossa Senhora das Graças, disse Bruna Martins. "Precisamos todos juntar-nos pela valorização da infância, pelo direito à educação infantil e pela educação de qualidade."