Com a proximidade do período chuvoso, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop) e Defesa Civil, intensifica os trabalhos de limpeza e manutenção dos bueiros do município. As medidas preventivas tiveram início nesta terça-feira (28/10) no trecho compreendido entre a Avenida JK até a MG-050 e visam evitar possíveis alagamentos nas vias e residências.
Para execução do serviço um cronograma foi elaborado para otimizar as ações, realizadas rotineiramente durante todo o ano. “O cronograma elaborado visa priorizar os pontos com maior incidência de alagamentos. Iniciamos pela Avenida Jk devido este local estar bastante sujo devido às últimas chuvas na cidade. Mas, a partir desta quarta-feira, retomamos o que está previsto no cronograma, que é iniciarmos pela área Central seguindo para os bairros até que seja completado todo o cronograma de limpeza”, afirma o Chefe de Setor de Drenagem da Secretaria Municipal de Operações Urbanas e Defesa Civil, Ronaldo Maurício do Carmo.
Durante o período chuvoso é comum observar os bueiros entupidos, dificultando o escoamento da enxurrada, causando assim transtornos para a população em geral. Os trabalhos são executados por equipe de sete pessoas, com apoio de caminhões par ao recolhimento de entulho e materiais inservíveis.
Nesta quarta-feira (29/10), os serviços terão continuidade na Avenida 1º de Junho. “Em seguida, Getúlio Vargas, Antônio Olimpio de Morais, 21 de Abril, entre outras. Posteriormente, os trabalhos seguirão pelas ruas Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, entre outras. Dando sequência as ações de desobstrução dos bueiros, voltaremos para o Bairro Bom Pastor, em seguida para Vila João Cota, Planalto, Esplanada, áreas próximas ao Rio Itapecerica”, explica o chefe de Setor de Drenagem.
Para execução dos trabalhos, as grades dos bueiros são retiradas para realizar a limpeza. Nos casos mais extremos, é utilizado um caminhão pipa para desentupimento da rede. Em média, a equipe retira por dia de trabalho 2.000 toneladas de lixo, em sua maioria doméstico, como garrafas plásticas, latas e papéis. “Alertamos a população com relação à correta destinação do lixo. A população pode e deve colaborar para minimizarmos e muito o entupimento dos bueiros, que além do aspecto visual e de higiene, causa enorme transtornos nos períodos chuvosos”, alerta Ronaldo.
A população também pode solicitar o serviço. Basta ligar para Setor de Saneamento e solicitar a limpeza que será incluída no cronograma de trabalho da Semop.