A Secretaria Municipal de Sade (Semusa), por meio da Diretoria de Vigilncia em Sade, divulgou o resultado do Levantamento de ndice Rpido do Aedes aegypti (LIRAa), mosquito transmissor da dengue. Realizado no perodo de 20 a 24 de outubro, este levantamento teve como objetivo analisar o ndice de infestao do Aedes aegypti e doAedes albopictus, geral do municpio e por regio, quais os recipientes predominantes utilizados pelos mosquitos para seu desenvolvimento e, com o resultado, buscar as possibilidades para seu controle.
Durante uma semana, foram visitados 4.889 imveis. O LIRAa revelou que o ndice de infestao mdio no municpio de 0,9%, o que significa que Divinpolis est em um parmetro de situao de baixo risco para epidemia de acordo com o Ministrio da Sade.
No entanto, ao avaliar as regies separadamente, verifica-se que a regio central apresenta ndice de 1,76% e a norte 1,17%. Ambas encontram-se, portanto, em situao de mdio risco de epidemia/situao de alerta. As regies sudeste (0,87%), sudoeste (0,83%), nordeste (0,73%) e a oeste (0,33%) encontram-se em situao de baixo risco.
Como apontado em outros levantamentos do LIRAa, a maior parte dos focos encontrados, 97,7%, est dentro das residncias. Ainda de acordo com esse levantamento, apenas 2,3% dos focos encontram-se em lotes vagos, indicativo de que a populao precisa participar de maneira mais efetiva do controle do mosquito.
Alm do baixo ndice de infestao revelado pelo LIRAa, outra boa notcia que no foram encontrados focos do mosquito Aedes albopictus que, assim como o Aedes aegypti, transmissor da febre Chikungunya, que j teve dois casos confirmados em Minas Gerais, sendo um deles na vizinha cidade de Pitangui.
Entre os potenciais focos encontrados e que serviriam para o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue, 32% so considerados depsitos fixos, ou seja, so sanitrios em desuso, lajes, calhas, piscinas, ralos, caixas de passagem e fontes ornamentais que podem ser mantidos limpos, clorados ou desentupidos.
Os considerados depsitos mveis totalizam 26% dos materiais encontrados e so, em sua maioria, vasos/pratos de planta e bebedouros de animais, que devem ser lavados pelo menos uma vez por semana, passando uma bucha nas paredes para retirada dos ovinhos.
Depsitos de gua para consumo domstico (caixas dgua, tambores e tanques) que podem ser mantidos tampados correspondem a 22% dos locais onde o mosquito transmissor da dengue pode se desenvolver. Lixos como plsticos, garrafas, latas e entulhos, que podem e devem ser colocados na coleta normal de lixo ao invs de serem jogados no quintal ou lotes vagos, correspondem a 10% dos criadouros do mosquito. Depsitos naturais que podem ser tampados ou eliminados tambm correspondem a 10%.
Com base nos nmeros acima, pode-se aferir que todos os recipientes utilizados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, para sua reproduo, foram objetos/materiais sobre os quais se poderia ter feito algum tipo de interveno e evitado a sua utilizao pelo mosquito. Essa concluso, argumenta Celina Pires, diretora de Vigilncia em Sade, s refora o entendimento de que a populao tem papel decisivo para que o municpio no corra o risco de uma epidemia de dengue. Depende de cada um de ns fazer a nossa parte e eliminar todo material que pode servir de criadouro do mosquito da dengue, pontua.
Ainda de acordo com o relatrio apresentado pela diretoria de Vigilncia em Sade, o levantamento do ndice realizado no mesmo perodo de 2013 encontrou um ndice de infestao de 1,1%, percentual maior que o atual (0,9%). Mesmo com esse resultado menor, a diretoria de Vigilncia em Sade adverte que importante comparar, tambm, a quantidade de chuvas que ocorreram naquele perodo e a situao vivida hoje, com uma longa ausncia delas, o que significa que muitos dos recipientes jogados no tempo estavam vazios.
Com base nos resultados alcanados, vrias aes sero mantidas e outras implementadas, como visitas aos imveis para orientaes, arrastes com eliminao ou tratamento dos depsitos, e aes para promover o fechamento de caixas dgua, retirada de pneus, trabalho nos pontos estratgicos, bloqueio com inseticida, intensificao das notificaes aos proprietrios de imveis e outras que se fizerem necessrias.
No relatrio que conclui o LIRAa, a diretoria de Vigilncia em Sade destaca, mais uma vez, a situao de epidemia pela qual o municpio passou em 2013 e 2014 e, agora, sobre a importncia do cuidado frente introduo da febre Chikungunya, cujo vrus tem o mesmo transmissor da dengue. Lembramos a importncia de uma tomada de atitude urgente, principalmente considerando os locais onde foram encontrados os focos do mosquito e a participao das pessoas no acmulo de gua. A mobilizao de cada cidado tem que comear neste momento, ser imediata e, depois, mantida. S trabalhando em conjunto, setor pblico e populao, cada um fazendo sua parte, a dengue poder ser controlada, alerta o documento.