A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Sala Mineira do Empreendedor, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, convida empreendedores, empresários e toda a população para participarem da programação especial da Semana do MEI 2026. As ações têm como objetivo fortalecer os pequenos negócios, promover capacitações gratuitas e ampliar o acesso dos empreendedores a conhecimento, inovação e serviços de apoio empresarial.
25/05 (segunda-feira) – Abertura da Semana do MEI
A programação terá início às 14h, no Hall da Prefeitura, com a entrega do certificado “Orgulho Divinopolitano”, homenagem destinada a empreendedores que se destacam no município e contribuem para o fortalecimento da economia local.
Na mesma ocasião, acontecerá também o lançamento do Pitch Night do programa Comunidade Empreendedora, iniciativa voltada ao incentivo da inovação, conexões estratégicas e fortalecimento do ecossistema empreendedor de Divinópolis.
26/05 (terça-feira) – Palestra sobre Compras Públicas
Às 18h30, na CDL Divinópolis, será realizada a palestra “Compras Públicas – como vender para órgãos públicos e participar de licitações”.
A capacitação será ministrada por Thiago Nunes Lemos, secretário municipal de Planejamento, Gestão, Ciência e Tecnologia, e abordará oportunidades de negócios com o setor público, participação em processos licitatórios e fornecimento de produtos e serviços para órgãos governamentais.
As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo link:
https://forms.gle/C98aVbuE1FuVws4z7
27/05 (quarta-feira) – Oficina de Planejamento de Conteúdo com ChatGPT
A programação continua às 18h30, na CDL Divinópolis, com a oficina “Planejamento de conteúdo para redes sociais com uso do ChatGPT”.
A capacitação será ministrada por Cintya Cardoso, assistente de relacionamento do Sebrae, e ensinará como utilizar a inteligência artificial para criar conteúdos estratégicos, engajadores e mais eficientes para redes sociais.
As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo link:
https://forms.gle/i4KjnuaneWYjrpyR7
28/05 (quinta-feira) – Palestra sobre Gestão Financeira para Negócios
Também às 18h30, na CDL Divinópolis, acontecerá a palestra “Como saber se seu negócio dá lucro de verdade”.
O encontro será conduzido por Leandro Maia Fernandes, economista e mestre em Economia Aplicada, e abordará temas fundamentais para a gestão financeira dos pequenos negócios, como diferença entre faturamento e lucro, margem de contribuição e ponto de equilíbrio, além de exemplos práticos para aplicação no dia a dia.
As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo link:
https://forms.gle/vmEEC4EPPv1WWgR76
29/05 (sexta-feira) – Atendimento Gratuito para MEIs
Encerrando a programação, a Sala Mineira do Empreendedor realizará um atendimento gratuito para Microempreendedores Individuais (MEIs), das 10h às 13h, na Praça da Catedral.
Serão oferecidos serviços de formalização, regularização, emissão de guias DAS, alteração e baixa de MEI, além de atendimento especial voltado à Declaração Anual do Microempreendedor Individual, considerando o encerramento do prazo no mês de maio.
A ação será realizada em parceria com o programa “Integração no Bairro”, da TV Integração, ampliando o acesso dos empreendedores aos serviços e orientações oferecidos pela Sala Mineira do Empreendedor.
Idealizada pelo Sebrae e realizada em todo o país, a Semana do MEI é uma grande oportunidade para empreendedores aprenderem, se regularizarem, ampliarem conexões e fortalecerem seus negócios. A Prefeitura de Divinópolis reafirma seu compromisso com o fomento ao empreendedorismo local, incentivando ações que impulsionam o desenvolvimento dos pequenos negócios e fortalecem a economia do município.









