Programação inclui capacitação, mobilizações e atividades educativas ao longo de abril
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), dará início nesta quarta-feira (8/4), a uma série de ações voltadas ao combate e à prevenção da Doença de Chagas no município. A iniciativa integra a programação do mês de conscientização sobre a doença e mobiliza equipes da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária.
A abertura das atividades será marcada pela capacitação de agentes comunitários de saúde da zona rural, realizada no Centro Administrativo, das 13h às 16h. O objetivo é fortalecer o trabalho de campo, com orientações sobre o controle da doença e a identificação do inseto transmissor, conhecido popularmente como barbeiro, além de informar sobre os pontos onde a população pode entregar insetos suspeitos para análise.
Ao longo do mês de abril, a Semusa promoverá diversas ações educativas, mobilizações comunitárias e atividades em áreas urbanas e rurais, com foco em ampliar o conhecimento da população sobre formas de transmissão, sintomas e medidas de prevenção.
Na terça-feira (14/4), comemorado o Dia Mundial da Doença de Chagas, acontecerão atividades de educação em saúde na Escola Municipal Benjamin Constant, na comunidade de Buritis, serão realizadas no período da manhã e tarde. As atividades contarão com mostra educativa, distribuição de panfletos, exposição de imagens e materiais para identificação do inseto transmissor, além de orientações sobre medidas preventivas para serem tomadas dentro das residências.
Já no sábado (25/4), a mobilização será ampliada com atividades na praça Igreja Matriz de Santo Antônio, na comunidade de Santo Antônio dos Campos, das 8h às 13h. No local haverá nova mostra educativa, distribuição de materiais informativos e orientações à população. Paralelamente, será realizado um mutirão de limpeza na comunidade Santo Antônio dos Campos e nos bairros Primavera II e Santa Cruz, com foco na eliminação de criadouros e no envolvimento da comunidade em ações de prevenção. Durante a mobilização, também estará disponível o Vacimóvel, que oferecerá atualização do cartão vacinal, contribuindo para a ampliação da cobertura de imunização do município.
Durante todo o mês, a secretaria manterá campanhas informativas nos canais oficiais da Prefeitura e em suas redes sociais, incluindo a divulgação dos endereços dos Postos de Informação de Triatomíneos (PITs), reforçando assim a importância da participação da população no combate ao vetor e na adoção de hábitos preventivos.
A Doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e pode ser transmitida principalmente pelo contato com as fezes do inseto barbeiro infectado. Muitas vezes silenciosa e na fase inicial, a doença pode evoluir para complicações graves, especialmente cardíacas e digestivas, o que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Com o início das ações, a Prefeitura reforça o compromisso com a saúde pública e a prevenção de doenças, destacando o papel fundamental da informação e do engajamento da população no enfrentamento da Doença de Chagas.