Modernização com tecnologia LED vai garantir mais segurança, economia e eficiência para a população
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur), iniciou nesta sexta-feira (13/2) a troca das lâmpadas convencionais por de LED no bairro Catalão, dando continuidade ao programa de modernização da iluminação pública do município. A ação faz parte do cronograma que prevê a substituição gradativa das lâmpadas convencionais por tecnologia LED em diversas regiões da cidade.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar mais segurança, conforto visual e economia de energia para moradores e comerciantes. As luminárias de LED oferecem maior durabilidade, melhor qualidade de iluminação e redução significativa no consumo de energia elétrica, além de demandarem menos manutenção, o que contribui para a otimização dos recursos públicos.
De acordo com a Prefeitura, atualmente 85% das lâmpadas do município já foram substituídas. O avanço da modernização da iluminação pública reforça o compromisso da administração municipal com a eficiência dos serviços, a sustentabilidade e a valorização dos espaços urbanos.A substituição das lâmpadas também impacta positivamente na mobilidade noturna, ampliando a sensação de segurança em vias públicas, praças e áreas de convivência.
O trabalho de modernização é acompanhado por ações constantes de fiscalização e manutenção da rede. Ao longo do processo, milhares de pontos já foram substituídos, diversas obras foram concluídas e serviços de manutenção seguem sendo realizados para garantir o pleno funcionamento do sistema de iluminação em todas as regiões do município.
A gestão reforça que o investimento em iluminação pública eficiente faz parte de um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento urbano sustentável, melhoria da qualidade de vida da população e o uso responsável dos recursos públicos. A modernização continuará avançando gradualmente, alcançando os pontos que ainda não foram eficientizados e consolidando Divinópolis como uma cidade mais moderna, segura e sustentável.