No dia da estreia do Brasil na Copa, a empolgação já tomou conta dos brasileiros e na Prefeitura de Divinópolis não é diferente. Os servidores já entraram no clima do verde e amarelo e até o local de trabalho expressam a paixão brasileira pelo esporte mais popular do país: o futebol.
Quem chega ao Paço Municipal compartilha de um ambiente mais festivo e animado com uma decoração temática e servidores vestidos com a camisa da seleção brasileira. “A ideia surgiu com o objetivo de valorizar o esporte, além de promover um clima harmonioso entre os servidores. Além disso, queríamos registrar esse momento importante e guardar de recordação”, comemora a agente de administração, Marciana Liberata da Silva.
Antes de a bola rolar para Brasil e Croácia nesta quinta-feira (12/06), às 17hs o clima é de expectativa segundo o secretário municipal de Administração, Orçamento e Informação (Semad), Beto Machado. “A expectativa é positiva, os servidores demonstrando o amor à pátria, vestindo a camisa do Brasil, isso pra nós, mostra que nós brasileiros estamos confiantes que a nossa seleção brasileira pode trazer o hexa”, ressalta.
Beto arrisca o placar para a estreia da seleção brasileira no mundial. “Vitória para o Brasil com o placar de 2x0. Dessa vez vai ser um jogo apertado, mas a vitória do Brasil será o chute inicial para o Brasil conquistar o hexa”, afirma o secretário.
Também em clima de Copa do Mundo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem trabalhando com a temática sobre o mundial desde o início do ano com os alunos da rede municipal de ensino, por meio do projeto “Minha Cidade Lê: o país onde vivo num diálogo com outras culturas”. O programa que a cada ano aborda temas da atualidade está na sua quinta edição e busca incentivar os alunos a conhecerem as novas culturas que estarão visitando o país para este grande evento de caráter mundial.
De acordo com a supervisora pedagoga, Maria de Cássia Silveira Sousa, o projeto tem o objetivo de possibilitar a alunos e professores o desenvolvimento das habilidades de leituras diversas, aumentando seu conhecimento, ampliando a cultura, formando leitores competentes, em uma constante busca da valorização do pensar, fazer e avaliar, visando, assim, assegurar uma educação de qualidade. “Esse momento é a oportunidade para que a escola possa fazer o trabalho com alunos dentro da valorização da nossa cultura, na questão da diversidade de pessoas e lugares, dá pluralidade cultural, e a interferência das outras culturas no nosso país e vice-versa”, finaliza a supervisora.
Expediente nos dias jogos
A Prefeitura de Divinópolis, por meio do decreto nº 11.492, de 2 de junho de 2014, decretou que, durante a realização da Copa do Mundo Fifa 2014, nos dias úteis em que houver jogos da Seleção Brasileira de Futebol, o expediente dos órgãos do Poder Executivo será de 7h as 13h, em jornada ininterrupta.
A medida, segundo o documento, atende, em caráter excepcional, ao “amplo interesse no acompanhamento das partidas” neste evento esportivo de repercussão mundial.
A população terá assegurado o atendimento aos serviços considerados essenciais, cuja prestação não sofrerá interrupção.