Celebração reuniu famílias e reforçou a tradição natalina na histórica Praça dos Ferroviários
A noite desta sexta-feira (28/11) ficou marcada pela emoção, encantamento e forte presença da comunidade durante o Acender das Luzes Natalinas na Praça dos Ferroviários. A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com a VLI, celebrou mais uma edição do tradicional evento que enche o bairro Esplanada de brilho e memórias afetivas.
O público lotou a praça desde o início da noite, reunindo famílias, crianças, antigos ferroviários e visitantes de várias regiões da cidade. O clima de expectativa tomou conta do espaço, que foi cuidadosamente preparado com uma decoração especial: árvore iluminada de 3 metros, boneco de neve gigante, caixa de presente luminosa, bola natalina e iluminação em árvores, coqueiros e na histórica locomotiva da Maria Fumaça.
A locomotiva, símbolo da identidade ferroviária do bairro, foi novamente um dos pontos mais fotografados da noite. Seu presépio, as luzes temáticas e a cenografia cuidadosamente produzida transformaram o local em um verdadeiro cartão-postal natalino, reforçando o vínculo da população com suas tradições.
Ruth Aparecida, de 45 anos e moradora local, acompanha todo ano e demonstrou alegria e satisfação ao ver como sempre está mais iluminado e bonito. “Sempre acompanho o acender, e sempre está mais bonito e iluminado que o anterior. É bom sentir o espírito natalino chegando ao nosso bairro, ver a alegria das crianças e das famílias é muito legal.”
Música, tradição e emoção
A programação cultural emocionou o público. A Bandalha, em parceria com a Banda de Música da 7ª Região da Polícia Militar, abriu a noite com canções que já anunciaram o clima festivo. Em seguida, o Coral Amiguinhos de Jesus e o Coral do Colégio Tiradentes deram um tom de sensibilidade ao evento, arrancando aplausos calorosos.
As apresentações prepararam o público para o momento mais esperado: a contagem regressiva. Quando as luzes se acenderam, a praça explodiu em alegria: crianças riram, famílias se abraçaram e muitos registraram o instante em fotos e vídeos. Era possível sentir a mistura de nostalgia, celebração e renovação que acompanha o espírito natalino.
Logo após, a chegada do Papai Noel completou a festa. O Bom Velhinho distribuiu doces, posou para fotos e encantou especialmente as crianças, que se aproximaram correndo em meio a risos e brilho nos olhos.
“Quando acenderam as luzes, meus filhos pularam de alegria, foi uma sensação indescritível ver a felicidade deles também junto ao papai noel. E a banda tocando junto nesses momentos deu um tom ainda mais emocionante”, disse Renan Soares, de 35 anos que levou seus filhos pela primeira vez para acompanhar o momento.
Natal iluminado para toda a cidade
O secretário de Cultura Mardey Russo, demonstrou enorme satisfação ao realizar mais um acender de luzes no Natal Iluminado desse ano, “É um prazer estar aqui e poder promover mais momentos como este. É uma noite especial e temos uma praça maravilhosa preparada para todos vocês”, completou.
O Gerente de Manutenção da Vli, Danilo Vilela, destacou a alegria da empresa em fazer parte da tradição natalina da Praça dos Ferroviários, reforçando a conexão da empresa com a comunidade. “É uma alegria para nós manter essa tradição junto da comunidade. Que este seja um Natal de saúde, paz e igualdade. Que a gente procure mais esses valores todos os dias.”
Também estivam presentes os vereadores Matheus Dias e Vitor Costa e o Assessor Especial do Prefeito, Dr.Fernando Henrique Costa Oliveira.
A decoração da Praça dos Ferroviários permanecerá acesa diariamente até 6 de janeiro de 2026, oferecendo um espaço de convivência, contemplação e celebração da memória ferroviária local.
Mais do que uma cerimônia, o Acender das Luzes reafirma a importância de ocupar os espaços públicos com cultura, história e afeto. Em mais uma edição, a Praça dos Ferroviários se transformou em ponto de encontro e emoção, um lembrete de que o Natal em Divinópolis segue iluminando não apenas a cidade, mas também os laços comunitários.