Iniciativa abrirá ações em conscientização ao mês de Dezembro Vermelho
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoverá na próxima segunda-feira (1/12), das 8h às 16h, uma ação especial em prol do Dia Mundial de Luta Contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O evento acontecerá em um quarteirão fechado da Rua São Paulo, na região central do município, próximo à Câmara Municipal.
A ação tem como principal objetivo a mobilização populacional em relação à luta contra o HIV, juntamente à intensificação de ações preventivas e educativas, combatendo o estigma e a descriminação com o vírus. Durante o dia, a programação apresenta aconselhamentos, orientações quanto ao tratamento e prevenção, testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação e distribuição de insumos preventivos.
Esta iniciativa abre as ações do Dezembro Vermelho, quando a sociedade discute temas sobre a luta contra o HIV/Aids e demais ISTs, chamando a atenção para a prevenção e orientações para a comunidade.
Divinópolis: referência em prevenção e cuidado com as ISTs
Enquanto referência na região em atendimentos especializados, Divinópolis conta com o Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), unidade direcionada aos diagnósticos, tratamentos e prevenções ao HIV/AIDS, das hepatites virais e de outras ISTs, localizado na Avenida do Contorno, nº 1500, no Centro.
A SAE/CTA conta com atendimento gratuito, sigiloso e humanizado, e conta com mais de 30 profissionais envolvidos, recebendo pacientes de 53 municípios da macrorregião. Seu trabalho conta com atendimentos regulares para companhamento, assim como de testagens rápidas para Sífilis, Hepatites B e C e HIV e orientações caso positivados.
A Prefeitura e a Semusa reforçam a importância de realizar exames regulares ao se tratar da Aids/HIV por serem muitas das vezes assintomáticas e ressaltam que a busca por ajuda e orientações é essencial para alcançar uma vida equilibrada com as doenças/infecções.