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NOV
11
11 NOV 2025
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Divinópolis e Conselho Municipal de Educação avaliam avanços do ensino em tempo integral
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Encontro apresentou panorama do atendimento e destacou a ampliação do número de estudantes beneficiados na rede municipal
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã desta terça-feira (11/11) uma reunião com o Conselho Municipal de Educação, no auditório da Semed, com o objetivo de compartilhar um panorama detalhado sobre o atendimento das crianças matriculadas nas escolas de tempo integral da rede municipal. O encontro contou com a presença de conselheiros, diretores escolares e gestores pedagógicos que acompanham de perto a implementação dessa modalidade de ensino no município.

Durante a reunião, foi apresentada uma linha do tempo que ilustrou a evolução do tempo integral em Divinópolis, desde as primeiras iniciativas até a consolidação dos serviços que hoje integram a proposta de educação integral. A apresentação destacou como o modelo vem se fortalecendo ao longo dos anos, ampliando o número de unidades e diversificando as atividades oferecidas aos estudantes, que vão desde o reforço pedagógico até oficinas de artes, esportes e cidadania.

Atualmente, o município oferece ensino em tempo integral em dez unidades escolares: CMEI Miguel Rodrigues Filho, EM São Sebastião, EM Oribes Batista Leite, EM Dionísio Joaquim Rodrigues, EM João Gontijo da Fonseca, EM Otávio Olímpio de Oliveira, EM Padre João Bruno, EM Emílio Ribas, EM Raio de Sol e no Projeto AABB Comunidade, que atende alunos da Escola Municipal Sidney José de Oliveira.

Os dados apresentados evidenciam o crescimento expressivo da rede. Em 2022, eram 428 crianças atendidas em tempo integral, número que saltou para 1.371 em 2025, um avanço que reflete o compromisso da gestão municipal em garantir mais oportunidades de aprendizado e desenvolvimento integral.

A secretária municipal de Educação, Andreia Dimas, ressaltou a importância da expansão dessa modalidade como parte de uma política educacional voltada à equidade e à formação cidadã. “O tempo integral representa um investimento direto na vida das nossas crianças. Ele amplia o tempo de convivência escolar, fortalece os vínculos com a comunidade e assegura um processo educativo mais completo, que envolve o conhecimento acadêmico, o cuidado e o desenvolvimento humano. Esse crescimento é resultado de planejamento, dedicação e, principalmente, do compromisso coletivo de toda a rede com uma educação pública de qualidade”, afirmou.

O encontro foi encerrado com um momento de diálogo entre os participantes, que puderam trocar experiências e apresentar propostas para o aperfeiçoamento das ações voltadas à educação integral em Divinópolis.
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