Escola foi escolhida como unidade piloto para implantação da iniciativa no município
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o 23º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (BPMMG), informa sobre a realização do projeto “Construindo um Ambiente de Paz – Polícia, Família e Escola”, que está sendo desenvolvido para atuar nas escolas da região.
A iniciativa tem como principal objetivo promover um ambiente de segurança e a melhoria das relações interpessoais no ambiente escolar e familiar, por meio de um concurso artístico-literário que abordará temas relacionados à valorização da vida, estímulo ao diálogo, respeito ao próximo e à resolução pacífica de conflitos, além do combate à violência.
A Escola Municipal Centro Técnico Pedagógico (Cetepe) foi escolhida como unidade piloto para a aplicação inicial do projeto e as suas etapas incluem a captação de recursos, definição da comissão julgadora, qualificações, mobilização dos alunos, desenvolvimento dos materiais, avaliações e encerramento.
Os estudantes dos 6º e 8º anos poderão participar voluntariamente e, ao final, receberão certificados de participação e agradecimento, reconhecendo seu papel como multiplicadores da paz e parceiros da escola e da Polícia Militar. Os autores das três melhores produções de cada categoria e turma receberão medalhas de destaque.
Para a secretária municipal de Educação, Andréia Dimas, a proposta surge como uma alternativa importante para fortalecer a segurança e o ambiente escolar. “A iniciativa é uma resposta diante dos desafios de segurança pública que afetam as escolas e os núcleos familiares. O apoio da Polícia Militar é essencial para reforçar a confiança, os laços de proteção e o sentimento de segurança, além de estimular a criatividade e o lado artístico das crianças e adolescentes”, afirmou.
Idealização do projeto
O projeto nasceu da necessidade identificada por educadores de escolas públicas em abordar valores humanos e meios alternativos à violência, além da percepção de policiais militares que atuam nas rondas escolares e atendimentos de ocorrências no ambiente educacional.
As atividades serão coordenadas pelo Tenente-Coronel Alexsandro César de Souza, comandante do 23º BPM, com suporte didático-pedagógico da coordenadora de projetos Patrícia Rodrigues Tavares, da técnica da Gestão Presente na Escola (GPE) Adriana Tavares, da coordenadora de estágios Elaine Kendall, da diretora escolar Kenya Grazielle, da diretora pedagógica Magali Cristina e da professora de Língua Portuguesa Elizete Vilela.
A Prefeitura de Divinópolis ressalta a importância do projeto como alternativa para o fortalecimento da cultura de paz e do ambiente de segurança no ambiente escolar, além de contribuir para impactos positivos nas famílias e na comunidade em geral.