A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa sobre os avanços da Telessaúde no município, que já contabiliza aproximadamente 7 mil consultas realizadas para pacientes de Divinópolis e, no Serviço de Assistência Especializada (SAE) para a região oeste, desde sua implantação, em julho de 2024. Como vertente, a telemedicina (atendimentos médicos realizados de forma online) está presente em quatro dos principais equipamentos de saúde: a Policlínica, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Sae e o Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam), estando em maior volume em serviços prestados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itapecerica (Cisvi).
As consultas anteriormente eram realizadas apenas por meio do parceiro Cisvi, mas, desde setembro deste ano, o município passou a promover atendimentos com recursos próprios, representando um avanço significativo em autonomia e investimentos assertivos na saúde pública.
Durante as consultas, o paciente se dirige às unidades e recebe atendimento online da profissional que atua remotamente. Essa estratégia tem sido fundamental para que os pacientes mantenham o tratamento de forma contínua, especialmente diante de situações como o afastamento de médicas gestantes, que, por determinação legal, não podem exercer atividades em ambientes que possam ser arriscados para ela e o bebê.
Além da telemedicina, o município também oferta serviços de eletrocardiograma e raio-X com emissão de laudos remotos. As principais especialidades disponibilizadas são cardiologia, hematologia, reumatologia, neurologia pediátrica, dermatologia, endocrinologia, avaliação de risco cirúrgico, neurologia adulta, infectologia e psiquiatria — esta última sendo a que melhor se adaptou à modalidade de atendimento.
A telemedicina como sinônimo de inovação
Com os serviços ofertados de forma online, as vantagens crescem e a abrangência dos atendimentos alcança cidades de toda a macrorregião, como explica o coordenador da Atenção Secundária, Geraldo Mangelo. “As vantagens são diversas, como a continuidade do serviço prestado por médicas gestantes que precisam se afastar do atendimento presencial, a ampliação do número de atendimentos e a possibilidade de ofertar especialidades que não temos disponíveis na cidade. No formato presencial, é difícil contratar profissionais suficientes para cobrir toda a demanda, e a telemedicina supre essa lacuna.”
A metodologia adotada para a implementação da telemedicina foi essencial para o êxito da iniciativa, como explica o gerente da Policlínica, Luiz Augusto Ferreira. “Primeiro, realizamos um levantamento da infraestrutura existente e das demandas da população. Em seguida, escolhemos a plataforma mais adequada, passamos por treinamento técnico e sensibilização sobre o uso ético da ferramenta, definimos os especialistas, realizamos testes e coletamos feedbacks antes do lançamento oficial à população.”
No dia a dia do Sae, as teleconsultas acontecem com foco nos usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), já apresentando resultados positivos. “Os usuários se sentem acolhidos e valorizam a facilidade de poder conversar com o profissional de saúde de onde estiverem, mantendo o vínculo com a equipe e o acompanhamento regular da PrEP”, destacou a técnica de enfermagem responsável do Sae, Fernanda Oliveira.
O uso da tecnologia em tratamentos de saúde vem se mostrando uma alternativa eficaz para o município, como afirma a coordenadora do Caps AD III, Cássia de Abreu. “A especialidade do Caps AD III é a psiquiatria e, desde o início das consultas online, foram realizados 46 atendimentos. Essa experiência evidenciou a importância da integração entre tecnologia e cuidado humanizado, mostrando que a telemedicina pode ser uma ferramenta poderosa em serviços de saúde mental.”
Um paciente, que preferiu não se identificar, relatou sua experiência durante o primeiro atendimento online. “Fiquei surpreso, porque nunca tinha sido atendido dessa forma, mas a consulta foi muito interessante. A médica foi educada e atenciosa, e o enfermeiro me orientou o tempo todo, permanecendo ao meu lado.” Outra paciente, identificada pelas iniciais A.P.D.T., de 41 anos, também compartilhou sua impressão. “É uma experiência surpreendente. A tecnologia está muito avançada, é quase a mesma coisa que estar frente a frente com o profissional, principalmente pela forma como somos acolhidos.”
Os serviços de Telessaúde representam avanços não apenas para Divinópolis, como polo de saúde da macrorregião, mas também para a população que enfrenta dificuldades de deslocamento e para as profissionais que desejam continuar contribuindo, mas precisam preservar sua segurança. A Prefeitura reforça que o investimento na saúde dos munícipes é prioridade da gestão e um direito fundamental de todos.