Os bairros Danilo Passos e Niterói estão na rota de atendimento
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cuidado Animal (Semac), informa sobre a localização do Castramóvel, que segue atuando em prol da castração gratuita de animais no município. Atualmente, o veículo adaptado está instalado na praça do bairro Danilo Passos, em frente ao CMEI Isauro Silva, onde permanecerá até o dia 26 de dezembro (sexta-feira), realizando os procedimentos.
Ao todo, são disponibilizadas 360 vagas por mês para as castrações. As inscrições ocorrem uma semana antes da mudança de bairro, sempre às quintas e sextas-feiras, de 7:00 ás 12:00h. O próximo local a receber o serviço será o bairro Niterói, com inscrições liberadas na última semana de novembro. Podem se inscrever tutores de diferentes bairros, desde que apresentem comprovante de endereço que ateste residência em Divinópolis. Durante o mês, novas inscrições são abertas para preenchimento das vagas remanescentes.
A diretora de Causa Animal da Semac, Romilda Azevedo, explica que nem todas as vagas são preenchidas antecipadamente. “As castrações já estão sendo realizadas, e quem ainda não fez a inscrição pode ir até o Castramóvel nas quintas e sextas-feiras entre 7:00 e 12:00h durante o mês para se inscrever. Caso as 360 vagas sejam totalmente preenchidas, não são abertas novas inscrições, porém isso aconteceu apenas no mês de janeiro quando iniciamos; no decorrer do ano tivemos vagas disponíveis ao longo de todo o mês”, destacou.
Romilda também adiantou que o processo de marcação das cirurgias passará por alterações. “Estamos implementando mudanças que serão comunicadas em breve; atualmente está aberto o credenciamento de ONGs e protetores, para vagas prioritárias no CATA,” informou.
Para as inscrições, foi publicado um edital de chamamento público para o credenciamento de entidades protetoras de animais e protetores independentes. Podem se inscrever residentes de Divinópolis, enviando os documentos para o e-mail sec.meioambiente.div@gmail.com entre os dias 5 e 21 de novembro. O número de vagas será definido conforme a quantidade de inscritos.
Outros trabalhos de castração desenvolvidos em Divinópolis:
O Centro de Atendimento Transitório e Adoção (Cata), voltado à reabilitação e adoção responsável de animais resgatados, também realiza a captura, esterilização e devulação (Ced), de animais de rua pelo setor de Cuidado Animal, além de castrações de animais de acumuladores e dos assistidos em denúncias de maus-tratos.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a causa animal e destaca a importância da castração como forma de prevenir doenças, reduzir riscos de fugas e diminuir o número de abandonos no município. Assim como, a importância da população se atentar aos agendamentos, evitando faltas e prejuízos.