A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cuidado Animal (Semac), abriu, na última quinta-feira (28/10), a exposição “Lixo Zero: A Arte de Viver Sem Desperdício”, no Espaço Flávia Mourão, localizado no Centro Administrativo.
A mostra faz parte da Semana Municipal Lixo Zero, que segue até o dia 3 de novembro. A exposição apresenta ações educativas voltadas à conscientização ambiental e ao incentivo de práticas sustentáveis no cotidiano.
O evento de abertura contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente e Cuidado Animal, Danilo Teixeira Moraes, do presidente do Comitê Intergestor, Felipe Soalheiro, da diretora de Meio Ambiente, Valdirene Gomes da Silva, e representando o gabinete do prefeito Gleidson Azevedo, Rodrigo Braga. Todos destacaram a importância da iniciativa e o empenho coletivo da equipe da Semac em transformar o olhar sobre o lixo, o consumo e a sustentabilidade.
Reflexão sobre hábitos e atitudes
Durante a cerimônia, a diretora Valdirene Gomes da Silva apresentou a proposta da exposição e expressou gratidão à equipe envolvida.
“Essa exposição tem como objetivo fazermos nos refletir sobre os nossos hábitos de consumo e mostrar que pequenas atitudes do dia a dia podem gerar grandes transformações no meio ambiente. Todos nós podemos contribuir”, afirmou.
A exposição foi Inspirada nos 5Rs da sustentabilidade : repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, a mostra é um convite à consciência e à mudança de comportamento.
“Será que estamos cuidando bem do meio ambiente? Será que estamos pensando nas presentes e futuras gerações? São perguntas que precisamos fazer todos os dias”, completou Valdirene.
O espaço exibe peças e mobiliários criados a partir de materiais recicláveis, pneus e paletes, demonstrando que arte e responsabilidade ambiental podem caminhar lado a lado.
“Trouxemos materiais recicláveis para mostrar que, por meio do lixo, é possível criar arte, beleza e inspiração”, concluiu.
Mais do que uma exposição, este é um convite à reflexão sobre nossos hábitos para que juntos possamos construir atitudes conscientes em prol de um futuro sustentável.
Plantando sementes para o futuro
O secretário Danilo Teixeira Moraes destacou o caráter simbólico e educativo da exposição.
“Quando vi montando a exposição, era só lixo... e lixo, de repente, tudo se transformou em algo bonito. Isso mostra o poder da criatividade e da consciência ambiental”, disse.
Ele ressaltou que o verdadeiro impacto da Semana Lixo Zero está no despertar de novas atitudes.
“Se uma pessoa passar por aqui e levar uma sementinha dessa ideia para casa, começar a separar o lixo e ensinar a família, já valeu a pena”, destacou.
Danilo também relembrou os avanços da cidade na área ambiental:
Nos últimos anos, Divinópolis tem avançado de forma significativa na pauta ambiental. Nosso centro de triagem, que antes apresentava muitas limitações, passou por melhorias importantes e hoje conta com melhores condições de trabalho e estrutura. Com o apoio do prefeito Gleidson e da vice-prefeita Janete Aparecida, autora da lei da Semana Lixo Zero, estamos consolidando ferramentas sólidas para que a cidade continue evoluindo.
Nosso maior objetivo é inspirar outros a fazerem ainda melhor”, afirmou emocionado. Outro dia, minha esposa contou que uma servidora do Meio Ambiente foi dar uma palestra e encantou os alunos. É isso que queremos: inspirar outros a fazerem ainda melhor. Esse é o nosso objetivo”, concluiu, emocionado.
Educação ambiental em destaque
O presidente do Comitê Intergestor, Felipe Soalheiro, reforçou que as ações educativas são o maior motivo de orgulho da secretaria.
“O que mais nos alegra é ver a repercussão positiva dessas ações de conscientização. O mutirão de limpeza no Parque do Gafanhoto foi um exemplo disso, uma ação bonita, que contagiou a cidade e mostrou o quanto as pessoas estão felizes em ver o meio ambiente sendo cuidado”, afirmou.
Felipe também destacou que o caminho da transformação está na sensibilização e na educação ambiental:
“Nosso prazer está nas ações que despertam consciência e engajamento. Essa exposição é a prova de que é possível transformar o que seria descartado em algo que inspira e educa.”
Programação da Semana Lixo Zero
Instituída pela Lei nº 8.505/2018, de autoria da vice-prefeita Janete Aparecida, a Semana Municipal Lixo Zero apresenta uma programação diversificada, voltada à integração entre servidores, estudantes e a comunidade em geral:
30/10 (quinta-feira)
9h – Café com catadores: “Inclusão Social e Educação Financeira” — Centro Municipal de Triagem
31/10 (sexta-feira)
Gincana “Recicla Escola – Garrafas PET em Ação” — Unidades escolares da Rede Municipal
A exposição “Lixo Zero: A Arte de Viver Sem Desperdício” permanece aberta ao público até o dia 14/11, em horário de expediente, com entrada gratuita.
A Prefeitura de Divinópolis convida toda a população a participar das atividades e a se inspirar na ideia de que viver com menos desperdício é uma arte e uma atitude que transforma o futuro.