A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anuncia que o projeto NeuroSaúde da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), está promovendo uma capacitação gratuita sobre cuidados ao paciente com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A formação é voltada exclusivamente a fisioterapeutas que atuam na Rede Municipal de Saúde, especialmente os profissionais do Centro de Reabilitação Regional (Crer), do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e da Atenção Primária à Saúde.
As inscrições são gratuitas e permanecem abertas até o preenchimento das vagas. Os interessados devem preencher o formulário disponível no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSelNjVJDgVoRePwKkarbwZAouHGXljs3tZyGcX8797x0sbx4w/viewform?usp=header
Coordenado pelo professor e fisioterapeuta Cezenário Gonçalves Campos, que também integra o SAD do município, o projeto é uma ação de extensão universitária desenvolvida com a participação das discentes Ana Carolina, Maria Eduarda e Vitória. A iniciativa tem o objetivo de aprimorar o conhecimento técnico e fortalecer a rede de cuidado às pessoas com ELA. “O projeto tem como foco qualificar o cuidado e ampliar o conhecimento sobre a ELA, promovendo integração entre os serviços e fortalecendo o compromisso da rede pública de saúde com a atenção integral e humanizada aos pacientes”, destacou Cezenário.
Programação
A capacitação contará com quatro encontros, sendo três online e um presencial, com materiais educativos exclusivos e atividades práticas:
1º encontro (30/10 – 19h30 às 21h): “Fisioterapia Neurofuncional Aplicada à ELA”, com Júlia Caetano Martins (Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais).
2º encontro (06/11 – 19h30 às 21h): “Fisioterapia Respiratória na ELA”, com Dayanne Gabriela de Melo Marques (Uemg).
3º encontro (13/11 – 19h30 às 21h): “Fisioterapia Motora na ELA”, com Cezenário Gonçalves Campos e as discentes Ana Carolina, Maria Eduarda e Vitória (Uemg); e “Abordagem Osteopática na ELA”, com Márcio Cardoso de Oliveira (fisioterapeuta e osteopata do Crer).
4º encontro (29/11 – 8h às 11h30, presencial): “Reabilitação paliativa e práticas no contexto da ELA”, com Cezenário Gonçalves Campos e discentes; e minicurso “Posicionamento e Transferência”, com Wiara Viana Ferreira (Senac Minas).
Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva, causando paralisia motora irreversível. Os pacientes sofrem uma perda gradual dos movimentos, resultando em dificuldades para falar, engolir, respirar e realizar atividades cotidianas.
Não há cura para a doença, e, com o tempo, as pessoas perdem progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesmas. O óbito, em geral, ocorre entre três e cinco anos após o diagnóstico, embora cerca de 25% dos pacientes sobrevivam por mais de cinco anos.
A descrição do nome Esclerose Lateral Amiotrófica significa:
Esclerose – endurecimento e cicatrização;
Lateral – endurecimento da porção lateral da medula espinhal;
Amiotrófica – fraqueza que resulta na redução do volume do tecido muscular (atrofia).