Encontro reuniu professores da rede municipal em defesa de uma infância mais criativa e sensível
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na última semana, mais um encontro da formação continuada “Mesa Educadora”, programa voltado para professores que atuam com crianças de 2 e 3 anos (Creche II e III) da rede municipal de ensino. Nesta edição, o tema em destaque foi “O brincar como linguagem”, ressaltando a importância das experiências lúdicas como base do desenvolvimento integral das crianças.
O projeto, iniciado em agosto e com encontros quinzenais, tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a educação infantil, a partir de uma concepção contemporânea de infância. A proposta busca oferecer aos educadores ferramentas práticas e inovadoras, alinhadas às diretrizes pedagógicas da Semed e à valorização da escuta, da curiosidade e da criatividade no ambiente escolar.
Durante o encontro, os participantes mergulharam em reflexões, estudos e partilhas sobre o papel do brincar na construção do conhecimento. A atividade também marcou o lançamento da campanha “Em defesa do brincar”, que mobilizou 158 professores(as) da educação infantil na produção de cartazes com frases de impacto e na assinatura da “Carta a quem educa, e ama educar crianças” — um manifesto simbólico em defesa da infância e do direito de aprender com alegria.
Segundo a ministrante da formação, Érika Leão, o brincar é muito mais do que um momento de lazer. “Defender o brincar é defender a infância em sua essência. É garantir que cada criança tenha o direito de aprender com o corpo, com o riso, com a curiosidade e com as descobertas que só o brincar heurístico proporciona. Quando formamos professores para compreender a potência do brincar, estamos construindo uma escola mais viva, mais sensível e mais humana — uma escola que reconhece o protagonismo da criança e o papel fundamental do educador como mediador das experiências”, destacou.
Com ações como a “Mesa Educadora”, a Prefeitura de Divinópolis reforça o compromisso com uma educação pública que acolhe, inspira e transforma, fortalecendo o papel dos professores como agentes de encantamento e descobridores de possibilidades na primeira infância.