Animais da Polícia Militar foram testados para leishmaniose e vacinados contra a raiva em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que, nesta sexta-feira (26/9), o Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa) recebeu a visita dos cães policiais Athos e Klaus, da raça Pastor Belga Malinois.
Reconhecidos pelo trabalho junto à Polícia Militar como farejadores de armas e drogas, os animais passaram por atendimento no Crevisa, onde realizaram o teste rápido para leishmaniose e foram imunizados contra a raiva. Ambos testaram negativo para a doença e seguem para Belo Horizonte, onde participarão de um treinamento para aprimorar suas habilidades no serviço de segurança pública.
A Semusa reforça que tanto a raiva quanto a leishmaniose visceral são doenças graves que podem ser transmitidas aos seres humanos. A leishmaniose é uma zoonose causada pela picada do mosquito-palha, que atinge cães e também pode ser transmitida a pessoas, podendo levar ao óbito se não tratada. Nos animais, os sintomas incluem emagrecimento, apatia, febre, queda de pelos, feridas na pele e crescimento anormal das unhas.
Medidas simples, como o uso de coleiras repelentes, a limpeza diária dos locais onde os animais ficam, além da poda de árvores e arbustos, ajudam na prevenção da doença. Caso o tutor perceba sinais de leishmaniose, deve procurar o Crevisa para realizar o teste gratuito de detecção, disponível mediante agendamento pelo telefone (37) 3229-6827.
Com essa ação, a Prefeitura reforça o compromisso com a saúde animal e a prevenção de doenças que também afetam a população.