A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informa que, nesta terça-feira (23/9), foi realizado o ensaio do Festival de Arte – Volta ao Mundo: Um Espetáculo de Descobertas.
Divinópolis já respira a expectativa de um sábado inesquecível. No próximo dia 27/9, às 17h, a Praça do Santuário será palco do Festival de Arte – Volta ao Mundo: Um Espetáculo de Descobertas, apresentado pelo projeto “Fazendo Arte – Acesa”. Crianças e adolescentes ensaiam com dedicação e alegria para encantar o público em 23 apresentações de música e dança que percorrem culturas de diversos países. A Prefeitura de Divinópolis, apoiadora desta iniciativa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), convida toda a população a prestigiar essa celebração de inclusão, talento e diversidade.
O secretário municipal de Cultura, Mardey Russo, reforçou o apoio da pasta ao projeto.“A Secretaria de Cultura apoia e valoriza o Fazendo Arte, pois reconhece sua importância como ferramenta de transformação social e de promoção do acesso à cultura em nossa cidade”, afirmou.
Durante o ensaio, o clima entre as crianças foi de euforia e concentração para o aguardado festival. A aluna Alice Sousa Reis, de 9 anos, contou, ansiosa, sobre sua participação: “Eu acho que o público vai gostar muito. Tem uma parte que vamos mais para a frente no palco e também temos que nos vestir de Cleópatra”. Giovanna Lara Costa, de 8 anos, que ingressou no projeto há poucos meses, participará de duas danças. “Eu gostei muito da ciranda e do caracol porque eles são bem animados. E, no balé, tem várias partes em que posso ficar com as minhas amigas. Acho que vão gostar muito.”
A professora de balé clássico, Cristiane Maira, que atua no Fazendo Arte há três anos, destacou a honra de colaborar com um projeto que salva vidas. “Uma das mudanças principais que observo no desenvolvimento artístico é a questão da segurança e do convívio social, principalmente o respeito. A arte transforma o ser em todos os aspectos: alma, espírito e corpo.”
A diretora, idealizadora e fundadora da Associação Cultural de Educação Social e Artística (Acesa), Lenir de Castro, ressaltou a importância do festival. “Esse momento é muito importante para nós, porque é a chance de mostrarmos ao público e aos nossos parceiros o resultado de um trabalho que acontece durante todo o ano.” Ela relembrou as conquistas desde a fundação, em 2003. “Quando tudo começou, achei que era só algo que estávamos fazendo e depois vimos que estava dando certo [...] Eu vejo o resultado dessas crianças no palco e penso na história de cada uma delas, principalmente as de periferias, autistas, e percebo que elas têm potencial e que a gente precisa acreditar.”
22 anos de arte e inclusão social em Divinópolis
Fundado em 2003 por Lenir Ferreira de Castro, o projeto “Fazendo Arte” atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de transformar vidas por meio da arte. A iniciativa está presente em 11 comunidades e três núcleos de Divinópolis e região. Ao longo de 22 anos, mais de 50 mil alunos já participaram das modalidades gratuitas, que incluem balé, jazz, violão, viola caipira, canto, hip hop, teatro, danças folclóricas, informática e qualificação profissional.
Atualmente, o programa social é gerido pela Acesa em conjunto com a Gerando Falcões e acolhe mais de mil crianças e adolescentes. Sua nova sede, inaugurada em 2025, está localizada na Rua Professor Jael Corrêa Brandão, 290, bairro Esplanada. Com apoio da Prefeitura, especialmente da vice-prefeita Janete Aparecida, madrinha do projeto, o Fazendo Arte representa Divinópolis em âmbito nacional e internacional.
O Festival de Arte – Volta ao Mundo é uma realização do Projeto Fazendo Arte Acesa com apoio da – Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Gerdau, Construarcos, Sicoob Centro-Oeste, TJMG Prefeitura de Divinópolis – Secretaria Municipal de Cultura.