A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), convida toda a população, neste domingo (21/9), a aderir à causa do Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. O objetivo da data é sensibilizar e prevenir, afinal, a condição atinge cerca de 1,2 milhão de brasileiros, em sua maioria idosos acima de 65 anos.
A doença compromete funções cognitivas como memória, linguagem e raciocínio, além de provocar alterações de humor, comportamento e percepção da realidade. Entre os fatores de risco estão idade avançada, predisposição genética, sedentarismo, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool, hipertensão, diabetes, depressão, isolamento social, má qualidade do sono, traumatismos cranianos, perda auditiva e poluição do ar. Estima-se que cerca de 48% dos casos possam ser prevenidos com hábitos saudáveis: controle de doenças crônicas, prática regular de atividade física, alimentação equilibrada, cuidado com a saúde mental e abandono do tabagismo.
A médica Ana Carolina Veloso Alves Moro, da Unidade de Saúde Ipiranga, explica que “os primeiros sintomas podem surgir de forma muito discreta, como perder objetos com frequência, esquecer panelas no fogão, ter dificuldade para realizar atividades antes simples, como pagar contas, concentrar-se ou lembrar nomes de objetos comuns, como um lápis ou um relógio. Mudanças de humor, como irritabilidade ou afastamento de atividades sociais, também são sinais de alerta para procurar avaliação médica”. Segundo ela, a doença geralmente aparece após os 60 anos, sendo mais comum em pacientes acima de 80.
Ana Carolina ressalta ainda que exercitar o corpo e a mente é um dos maiores fatores de proteção. “Atividades físicas diárias, leituras, estudos, tocar instrumentos musicais, artesanato e dança são exemplos que ajudam a manter a mente ativa. Por outro lado, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e doenças mal controladas, como hipertensão e diabetes, aumentam o risco da doença”. Ela explica que atividades físicas melhoram o fluxo sanguíneo cerebral, reduzem inflamações e diminuem o acúmulo de substâncias prejudiciais, enquanto exercícios de memória e coordenação motora fortalecem o cérebro.
Ações locais e prevenção em Divinópolis
Nesse contexto, a atuação da Prefeitura, por meio da Política de Assistência Social, ganha ainda mais relevância. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), voltado para idosos, contribui diretamente para a prevenção de fatores associados ao Alzheimer, promovendo envelhecimento ativo e fortalecimento de vínculos. O programa oferece atividades físicas, oficinas culturais e artísticas, jogos de memória e rodas de conversa, reduzindo o isolamento social e estimulando a saúde mental.
Um exemplo é o Centro Municipal de Convivência do Idoso “Fátima Russo”, inaugurado em 1º de abril de 2024, na Rua Antônio Cesário Azevedo, nº 778, bairro Bom Pastor. O espaço atende 152 idosos com oficinas de artesanato, música, coral, dança, alongamento, ginástica laboral, basquete adaptado, jogos de memória, passeios e encontros socioeducativos. Com três educadores e cinco monitores, em parceria com a Aliança da Misericórdia, realiza também rodas de conversa, oficinas sobre direitos e cidadania, e ações de combate à violência contra a pessoa idosa.
Frequentadora há nove anos, Josa Pedro Regina destaca: “Aqui, faço ginástica, aprendo coisas novas, faço novos amigos… Depois que comecei a frequentar os encontros, minha vida melhorou muito”. Já Perinta Maria da Silva, que passou por uma cirurgia, relata: “Após a cirurgia, não conseguia alcançar meus pés com as mãos, hoje consigo com tranquilidade”.
O coordenador da Assistência Social Básica da Semds, Pedro Estevão, reforça: “Os primeiros indícios ocorrem pela perda da autonomia em atividades diárias, evoluindo para lapsos de memória. O centro de convivência estimula essas funções e fortalece laços, gerando uma rede de apoio essencial”.
Para participar, idosos devem procurar o CRAS mais próximo para cadastro no CadÚnico. Após triagem e confirmação dos critérios — ter 60 anos ou mais e/ou estar inscrito no CadÚnico — poderão integrar o SCFV.
Confira os endereços:
• CRAS Sudeste – Rua José Afonso Micheli, 151 – Nossa Senhora das Graças
• CRAS Sudoeste – Rua Castro Alves, 2020 – São José
• CRAS Sudoeste II – Rua Goiabeira, 761 – Jardinópolis
• CRAS Nordeste – Rua Rubi, 284 – Niterói
• CRAS Noroeste – Rua Pedro José Ferreira do Amaral, 30 – Padre Libério
Com ações que promovem respeito, escuta ativa e alegria, a Prefeitura de Divinópolis reafirma o compromisso com um envelhecimento digno, saudável e participativo. O Centro “Fátima Russo” simboliza cuidado, valorização e reconhecimento de quem construiu a história da cidade, fortalecendo a prevenção do Alzheimer e a inclusão social.