Grupo dialogou sobre a elaboração dos sentimentos que se manifestam com maior frequência
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na última quinta-feira (18/9), às 14h, o primeiro encontro do Setembro Amarelo na Unidade de Saúde de Ermida, em comemoração ao mês dedicado à valorização da vida e dos cuidados com a saúde mental.
A atividade contou com uma roda de conversa conduzida pelas acadêmicas de medicina da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Diana Gonçalves e Ana Clara Diniz, e pelas agentes comunitárias de saúde Fernanda Ferreira e Marli Alves. O grupo abordou sentimentos como alegria, tristeza, raiva, tédio, timidez e ansiedade — este último destacado como um dos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da depressão. Ao final, houve um momento de acolhimento aos participantes em relação às experiências compartilhadas e a entrega de cartilhas para que pudessem acompanhar suas emoções durante a semana.
A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) que atua em Ermida reforça que está à disposição para oferecer apoio à população sempre que necessário e convida a todos para o segundo encontro do mês, que será realizado na próxima quinta-feira (25/9), às 14h, na Igreja Vida na Palavra, localizada na Rua Antônio Alves de Paula Neto, 294, bairro Ermida.