Realizado no dia 30 de agosto, evento "Família na Escola" proporcionou inclusão, cidadania e acesso a direitos sociais
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), realizou, no último fim de semana, uma importante ação de inclusão e cidadania na Escola Municipal Professor Paulo Freire. A iniciativa integrou a programação do projeto “Família na Escola” e contou com a parceria do Setor Central do Cadastro Único, do CRAS Sudeste e do Instituto Helena Antipoff (IHA), responsável pelos profissionais cadastradores contratados para a atividade.
Cerca de 50 famílias da comunidade foram atendidas com serviços como inclusão e atualização cadastral no Cadastro Único (CadÚnico) — ferramenta essencial para o acesso a benefícios como o Programa Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a tarifa social de energia elétrica, a tarifa de água, entre outros programas sociais do Governo Federal.
Durante o evento, também foram realizados aproximadamente 10 atendimentos sociais, com escuta qualificada e encaminhamentos feitos pela assistente social da equipe, com referenciamento direto ao CRAS Sudeste. A ação contou ainda com a participação da equipe de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Nações, que orientou os presentes sobre cuidados preventivos e atualizou os cartões de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também colaborou com o apoio necessário às atividades da manhã.
A mobilização envolveu uma equipe técnica composta por três cadastradoras, uma técnica, um motorista e a gerente do Cadastro Único, Transferência de Renda e Benefícios, Sirleia Moreira Tavares. Para ela, ações descentralizadas como essa são fundamentais para ampliar o alcance da política de assistência social. “Ações como esta contribuem muito com a qualidade cadastral. Mas o mais importante é garantir o acesso às famílias que mais precisam dos benefícios socioassistenciais e manter os benefícios daquelas que já são beneficiárias do Bolsa Família, do BPC, e que estão com seus cadastros desatualizados. São ações que precisam sempre da parceria das escolas, UBS e CRAS de cada território, principalmente daqueles mais distantes dos equipamentos como o Setor Central do CadÚnico e o CRAS”, destacou.
Sirleia reforçou ainda o papel estratégico da atuação conjunta entre as secretarias: “Assistência Social, Saúde e Educação melhoram a vida das famílias e garantem inclusão nos serviços, programas e benefícios. Dá certo. Quem ganha com a união das Secretarias Municipais são as famílias.”
Diante do sucesso da ação, a equipe organizadora já planeja novas edições do atendimento itinerante do CadÚnico em outras escolas do município. A prioridade será dada às unidades com maior número de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família e do Pé-de-Meia. A proposta é levar os serviços diretamente às comunidades mais vulneráveis, fortalecendo o acesso a direitos e reduzindo barreiras que dificultam a inclusão social.