Treinamento busca garantir mais segurança e qualidade no cuidado às gestantes acompanhadas pela rede municipal de saúde
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que, a partir da próxima segunda-feira (8/9), terá início a capacitação com o tema “Protocolo para Pré-natal de Alto Risco”. O treinamento será direcionado a médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde que atuam no acompanhamento do pré-natal.
Durante a formação, os profissionais serão orientados quanto ao fluxo de encaminhamento para o Pré-natal de Alto Risco (PNAR), seus critérios de inclusão e o protocolo de acesso necessário para formalizar o processo.
Entre os dias 8 e 25 de setembro, serão realizados 11 encontros, cada um reunindo de cinco a oito equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). As capacitações terão duração média de 1 hora e serão organizadas em blocos, de forma a não comprometer o atendimento nas unidades de saúde. A condução será feita pela médica ginecologista do PNAR da Policlínica, Kellen Silva Sousa.
De acordo com a referência técnica em Saúde da Mulher da Atenção Primária, Vilânia Cristina, a iniciativa é fundamental para aprimorar o atendimento às gestantes.
“A capacitação visa orientar os profissionais das unidades de saúde sobre quando e como encaminhar uma gestante que está sendo acompanhada na Atenção Primária para também receber acompanhamento da equipe do PNAR na Policlínica”, explicou.
Com a capacitação, a Prefeitura de Divinópolis reafirma o compromisso da atual gestão em garantir um cuidado cada vez mais qualificado às gestantes, fortalecendo a rede de Atenção Primária e assegurando que cada mulher receba acompanhamento humanizado, seguro e eficiente. A iniciativa demonstra que investir na formação dos profissionais de saúde é investir na vida, no futuro das famílias e na construção de uma cidade que valoriza a saúde e o bem-estar de sua população.