A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), informa que os Jogos Escolares de Divinópolis (JED) foram oficialmente abertos ontem (18/8), no Ginásio Poliesportivo Dr. Fábio Botelho Notini, no Centro. A cerimônia contou com grande participação popular, marcada por animação, expectativa e o entusiasmo dos jovens atletas para o início das competições.
As 51 escolas participantes desfilaram com suas bandeiras, reforçando a união entre esporte, educação e comunidade. Ao todo, mais de 4 mil atletas participam desta edição, que terá quase 500 jogos e quatro novas modalidades: skate, vôlei de praia, basquete 3x3 e tênis de mesa.
A solenidade contou com a presença do secretário de Governo, Matheus Tavares; do secretário de Esportes e Juventude, Wesley de Oliveira; dos vereadores Weslley Jarbas e Anderson da Academia; do deputado estadual Eduardo Azevedo, além de representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O secretário de Esportes, Weslley Jarbas, destacou a evolução do torneio e a importância do investimento no esporte. Ele lembrou que no início, a disputa somava 30 escolas e esse número saltou para 51. Assim também aconteceu com a quantidade de alunos, que no passado somava no máximo 2.800 e hoje ultrapassa 4 mil jovens atletas. "Aproveitem esses dois meses de evento, participem, respeitem seus colegas e também os profissionais de Educação Física. Agradeço aos pais que confiam nos professores, na gestão, ao prefeito Gleidson e à vice-prefeita Janete, que sempre apoiam o esporte. Temos diversas quadras construídas, e o deputado estadual Eduardo Azevedo, com seus R$ 130 mil em emendas, contribuiu para a compra dos climatizadores do Poliesportivo. Agradeço também ao vereador Anderson, que sempre destina emendas para o esporte. Este ano, adicionamos 4 novas modalidades, reforçando a força do trabalho da Secretaria. Hoje, colhemos esse sonho realizado por todos, um presente histórico para Minas Gerais, um dos melhores eventos do Brasil.”
O deputado estadual Eduardo Azevedo também discursou, ressaltando o papel do esporte na formação dos jovens. “Primeiramente, quero agradecer a todos os apoiadores que, sem dúvida, estão conosco neste momento. Muito obrigado aos pais que incentivaram seus filhos a praticar esporte e a vocês, alunos e alunas, que têm se dedicado de coração a este projeto. O que começou hoje é fruto das escolhas que cada um de vocês fez, sempre com respeito dentro e fora do campo. Sabemos que no esporte a competição é intensa, mas, ao final, somos todos unidos. Podem contar conosco! Esta é nossa primeira oportunidade de representar vocês como deputados, e temos certeza de que seremos grandes representantes para a região. Vamos trabalhar para garantir 100% de apoio ao esporte, investindo antes e durante os torneios, como o de hoje. Que Deus abençoe Divinópolis, e que tenhamos um excelente evento e torneio. Tenho certeza de que todos sairão daqui com a sensação de missão cumprida e com muitas lições de vida.”
O vereador Anderson da Academia, conhecido pelo seu incentivo ao esporte, parabenizou a Prefeitura pela organização do evento e pela realização de mais uma edição do JED. “Desejo que cada um de vocês participe com respeito, especialmente entre os times. Dentro da quadra, só um vence, mas fora dela, todos são unidos. O que está acontecendo aqui ficará na memória de todos, e os pais vão lembrar dessa história. Antes era diferente, mas agora, essa vivência será uma grande lembrança. Desejo sucesso a todos. Aos pais, meu muito obrigado pelo carinho e apoio”, declarou.
Após as falas, foram realizados os juramentos dos atletas e do árbitro, seguidos da execução do Hino Nacional e da ascensão da tocha, em um momento de forte simbolismo, que emocionou o público e reforçou a tradição olímpica do JED.
O encerramento da cerimônia foi marcado pela apresentação do grupo de dança Liberdade, de Divinópolis, que trouxe ao palco coreografias vibrantes, contagiando a todos os presentes.
A Prefeitura de Divinópolis reforça, com a realização do JED, seu compromisso com o incentivo ao esporte, ao bem-estar e à integração entre escolas, estimulando a convivência saudável e a formação cidadã dos jovens atletas.