Evento integrou o Agosto Dourado e destacou a importância da amamentação como ato de saúde, afeto e resistência cultural
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), destaca a realização da 7ª edição do Mamaço Divinópolis, que aconteceu no último sábado (16/8), na Praça da Catedral. O encontro reuniu famílias, profissionais de saúde e defensores da amamentação em um ambiente de acolhimento, cultura e troca de experiências.
O evento, que integra as ações do Agosto Dourado, contou com programação diversificada, incluindo apresentações artísticas, atividades de musicalização para crianças, dança para mães e bebês, coral da amamentação, além de sorteios de brindes e distribuição de frutas e água em um espaço preparado para receber o público com conforto.
O ponto alto foi a Hora do Mamaço, momento simbólico em que mães amamentaram juntas, cercadas por familiares, profissionais e apoiadores de mãos dadas, representando a rede coletiva de apoio que fortalece e protege a amamentação.
A referência técnica da Semusa, Vilania Cristina, destacou a relevância da iniciativa. “O tema do Agosto Dourado deste ano reforça a importância e o compromisso da sociedade em apoiar o aleitamento materno. A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis reconhece que amamentar, além de um direito, é uma responsabilidade compartilhada, e precisamos priorizar a amamentação como decisão estratégica de saúde pública.”
A enfermeira e consultora internacional em Amamentação (IBCLC), Bruna Fernandes, idealizadora e organizadora do evento, reforçou a necessidade do engajamento social. “O Mamaço vem para reforçar essa mudança cultural: combater a cultura do desmame precoce é proteger as histórias de amamentação e construir um futuro mais saudável.”
O Mamaço Divinópolis integra um movimento mundial que busca dar visibilidade à amamentação como ato de saúde, afeto e resistência cultural. Em sua 7ª edição, reafirmou o papel da sociedade, das famílias e das políticas públicas no apoio às mães e às crianças.