Cerimônia reconhece a dedicação dos guardiões que abrem as celebrações do Reinado e mantêm viva a fé e a tradição em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realiza, no dia 14 de agosto, às 19h, no Teatro Municipal Usina Gravatá, a solenidade de entrega da Medalha Frei Leonardo. A homenagem tem como objetivo reconhecer e valorizar os reinadeiros, que celebram oficialmente seu dia em 15 de agosto, conforme estabelece a legislação municipal.
Nesta edição de 2025, a Medalha Frei Leonardo será dedicada aos mordomos de bandeira (Bordão), figuras centrais na tradição do Reinado. Com grande responsabilidade, eles iniciam as festividades conduzindo, com fé, dedicação e respeito, as bandeiras que anunciam a chegada das celebrações, preservando a espiritualidade que atravessa gerações.
A data foi instituída em 2017, por meio de projeto de lei de autoria da então vereadora e atual vice-prefeita, Janete Aparecida. A proposta criou o Dia Municipal do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, definiu o calendário oficial das festividades e estabeleceu o Dia do Reinadeiro.
A medalha foi criada em 2019 pelo então secretário municipal de Cultura, Gustavo Mendes, como forma de homenagear pessoas que contribuíram ativamente para o fortalecimento, crescimento e enraizamento do Reinado em Divinópolis — personalidades que mantêm viva a memória cultural da tradição ao longo das gerações.
A honraria leva o nome de Frei Leonardo, um dos grandes incentivadores do Reinado na cidade. Foi ele quem celebrou a primeira Missa Conga, em 1977 — rito que acontece até hoje no terceiro domingo de maio, no Santuário de Santo Antônio, seguido pelo tradicional Café de São Benedito, na Praça Benedito Valadares. Essa celebração marca o início do Ciclo do Rosário, período que compreende as festas do Reinado em Divinópolis e se estende até o final de outubro.
“A Medalha Frei Leonardo é mais do que uma homenagem: é um gesto de gratidão a homens e mulheres que dedicam suas vidas a manter viva uma das manifestações culturais mais importantes da nossa cidade. Ao reconhecer os mordomos de bandeira, celebramos a força que sustenta a tradição desde seu primeiro passo: a saída da bandeira”, destacou o secretário municipal de Cultura, Mardey Russo.