[08:19, 7/7/2025] Simone:
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), parabeniza os servidores da saúde que concluíram a primeira turma da capacitação em Comunicação Não Violenta (CNV). A proposta visa oferecer ferramentas práticas de comunicação empática, colaborativa e assertiva a profissionais da saúde, estudantes e trabalhadores do SUS, contribuindo para um ambiente de trabalho mais acolhedor, seguro e humanizado.
A formação da primeira turma ocorreu em dois encontros, sendo o primeiro realizado no dia 18 de junho e o segundo na tarde da última sexta-feira (4/7). A capacitação é uma iniciativa da Semusa, por meio da Diretoria de Planejamento, e integra um conjunto de ações voltadas à redução de conflitos no ambiente laboral, ao fortalecimento da escuta ativa, à prevenção de situações de violência, à promoção do bem-estar dos profissionais e usuários da rede pública de saúde, além de reforçar a valorização contínua dos servidores.
A secretária municipal de Saúde, Sheila Salvino, também participou da formação e falou sobre os objetivos da iniciativa. “Esta capacitação é um passo importante para transformar as relações de trabalho, pois a comunicação é a base para um cuidado efetivo e respeitoso com nossos servidores, com os colegas de trabalho e com o público que atendemos diariamente. Ao capacitar nossos profissionais com técnicas de Comunicação Não Violenta, damos um passo na direção de um SUS mais humano, empático e eficiente”, destacou.
A capacitação integra o projeto de extensão Comunica Saúde, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e está sendo ministrada pela professora Liliane de Lourdes Teixeira Silva, coordenadora do projeto e docente da instituição.
Nesta primeira turma, participaram 20 servidores da Semusa: Daniela Cristina Pedrosa, Ebis Sousa, Fernanda Gregório, Jéssica Rauane Teixeira Martins, Jordânia Santos Gonçalves, Katiuscia Freitas Dimas, Kellen Aparecida da Silva, Marcela Elói Eugênio, Marcelo Isaac Ferreira, Maria Celma Pereira, Marielle Batista, Priscilla Bernardo de Oliveira, Regis Gontijo Vieira, Seidiane Aparecida Fernandes da Silva, Sheila Salvino, Vanessa Ribeiro Machado, Vilania Cristina de Oliveira e Wilson Novais Junior.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Divinópolis com a valorização dos trabalhadores da saúde e com a construção de um ambiente organizacional mais saudável. Novas turmas da capacitação já estão previstas e devem alcançar cerca de 80 profissionais até o fim do ano.