A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoverá neste sábado (5/7) a primeira edição do “Circuito Saúde”, uma ação pública de cuidado, informação e prevenção voltada à população. O evento será realizado das 8h às 12h, na Praça do Santuário, e terá como tema central “Oncologia: dúvidas e sentimentos”. A iniciativa contará com rodas de conversa com pacientes oncológicos, especialmente aqueles em tratamento de câncer de mama, próstata e intestino.
Aberto a toda a comunidade, o Circuito oferecerá uma série de atividades desenvolvidas por equipes multiprofissionais da rede municipal de saúde. Entre os serviços disponíveis estão aferição de pressão arterial, cuidados com a saúde bucal, atualização do cartão de vacinação com o Vacimóvel, e testagens rápidas e gratuitas para hepatites, sífilis e HIV, realizadas pelas equipes do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Também haverá estandes informativos sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos.
De acordo com a diretora de Atenção Primária à Saúde, Simone Zanardi, o objetivo do projeto é estar mais próximo da população e transformar espaços públicos em pontos de cuidado, educação e escuta. “O Circuito Saúde nasce com a proposta de estar cada vez mais próximo da população, ocupando os espaços públicos com ações educativas, preventivas e de cuidado. Queremos que as pessoas se sintam acolhidas, bem informadas e protagonistas do seu processo de saúde. Nesta primeira edição, escolhemos o tema da oncologia por entendermos a importância de falar sobre prevenção, diagnóstico precoce e acolhimento aos pacientes em tratamento. Nosso objetivo é orientar, esclarecer dúvidas e incentivar hábitos saudáveis, contribuindo para uma sociedade mais consciente e com mais qualidade de vida”, destacou.
O evento contará com a importante parceria de instituições como a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acom), Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), Faculdade Proz, e a Liga Acadêmica de Oncologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).
A ação marca o início de uma série de edições que serão realizadas ao longo do ano, com diferentes temáticas voltadas à saúde integral da população.