A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), celebra os 18 anos do Teatro Municipal Usina Gravatá, um dos mais importantes espaços culturais da cidade, reconhecido por sua relevância artística, histórica e social.
Inaugurado em 29 de junho de 2007, o teatro foi implantado em um edifício histórico construído em 1932 para abrigar uma antiga usina de álcool. Após a desativação do empreendimento, o imóvel permaneceu abandonado por anos, até ser restaurado e adaptado para se transformar em um espaço dedicado à arte e à cultura. O nome é uma homenagem ao engenheiro Antônio Gonçalves Gravatá, responsável técnico pela antiga usina.
Desde sua fundação, o Usina Gravatá tornou-se referência regional, sendo palco de espetáculos memoráveis que marcaram o público divinopolitano, como apresentações da premiada Mimulus Cia. de Dança (BH), o show do saudoso cantor Vander Lee e montagens da consagrada companhia Grupo Galpão. O teatro também abriga, com frequência, apresentações de artistas e grupos locais e do Centro-Oeste mineiro, promovendo a valorização da cultura regional.
Localizado na Vereda Dr. Waldemar Rausch, nº 200, no bairro Santa Clara, o teatro recebe, todos os anos, milhares de espectadores, consolidando-se como um equipamento essencial para a formação de público e para o fortalecimento das políticas públicas de cultura em Divinópolis.
Para o secretário municipal de Cultura, Mardey Russo, “o Teatro Usina Gravatá é um verdadeiro símbolo de resistência e celebração da cultura em nossa cidade. Ao completar 18 anos, ele reforça sua importância como espaço democrático, onde a arte transforma, educa e emociona. Nossa missão é preservar e ampliar, cada vez mais, o acesso da população a esse patrimônio.”
A Prefeitura de Divinópolis parabeniza o Teatro Municipal Usina Gravatá por sua trajetória e reafirma seu compromisso com o fortalecimento e a promoção da cultura em todas as suas formas.