Os treinamentos contemplaram centenas de profissionais da Atenção Primária à Saúde do município
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), finalizou hoje (29/5) mais um ciclo de capacitação do projeto Atendimento em Urgência e Emergência na Atenção Primária à Saúde (AUE – APS).
Atendimento à urgência
O tema abordado neste ciclo de capacitações de 4 encontros foi “Medicações no atendimento à urgência e emergência na APS”, com foco na qualificação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas unidades de saúde do município.
Encontros do Projeto AUE - APS
Os encontros do curso foram realizados ao longo do mês de maio, com finalização marcada para hoje (29/5), de 13h às 17h. Aproximadamente 400 profissionais participaram durante toda a capacitação, que foi organizada pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU.
Terceira etapa do projeto
Esta é a terceira etapa do Projeto AUE - APS, uma iniciativa que visa não apenas capacitar os profissionais da Atenção Primária para o atendimento a situações de urgência e emergência, mas também estruturar as unidades de saúde com os materiais, equipamentos e medicamentos necessários para prestar os primeiros socorros até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sheila Salvino, a Atenção Primária, reconhecida como porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde, tem papel fundamental na rede de atendimento às urgências. “As equipes devem estar preparadas para oferecer cuidado imediato, eficiente e humanizado, com segurança e agilidade. Com essa capacitação, a Semusa busca fortalecer a qualidade da assistência prestada à população e garantir que os profissionais estejam preparados para agir com segurança e eficácia nos atendimentos de emergência dentro das unidades de saúde da família”, salientou.