Nova estrutura reforça compromisso da administração municipal com a saúde básica e o bem-estar da população.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento (Semfop), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), deu início às obras da nova sede da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do bairro São Paulo. A iniciativa representa mais um avanço na ampliação e qualificação da rede pública de saúde do município, com foco na atenção básica.
O projeto da nova unidade foi desenvolvido com base nas diretrizes atualizadas da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), respeitando os parâmetros técnicos e arquitetônicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A proposta visa garantir uma estrutura moderna, funcional e acessível, capaz de oferecer atendimento integral, humanizado e resolutivo à população.
A futura unidade contará com uma ampla estrutura física, projetada para atender às diversas demandas da atenção primária. Entre os espaços planejados, estão: sala de acolhimento, triagem, sala de vacinação, farmácia, consultórios para atendimento multiprofissional, odontológico e de clínica especializada, além de salas para administração de medicamentos, curativos, e demais ambientes de apoio técnico e administrativo.
Um dos diferenciais do projeto é a inclusão de um espaço voltado à realização de atividades coletivas, com ênfase na promoção da saúde e educação em saúde. Esse ambiente permitirá a realização de palestras, rodas de conversa, oficinas e outras ações educativas voltadas à prevenção de doenças e à melhoria da qualidade de vida da população atendida.
A construção será realizada na Rua Elerson Rocha Vilela, s/n, no bairro Jardim Alterosa, uma região estratégica que facilitará o acesso aos serviços de saúde para os moradores do entorno. A localização foi escolhida de forma a beneficiar diretamente uma significativa parcela da população, contribuindo para a descentralização do atendimento e a redução da sobrecarga em outras unidades.
O investimento da obra ficará em mais de R$ 2 milhões, viabilizado por meio do programa Novo PAC, do Governo Federal. O recurso representa um importante aporte para a infraestrutura da saúde pública municipal e reafirma o compromisso da atual gestão com a melhoria contínua dos serviços oferecidos à comunidade.