Em resposta ao cenário crítico de superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins, a Prefeitura de Divinópolis reeditou parceria com o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) para ampliar, de forma emergencial, a capacidade de internação pediátrica no município.
Hoje, ao meio dia, a UPA opera com 138% de ocupação geral, com a ala pediátrica atingindo 100% da capacidade. Segundo dados mais recentes, 53 pacientes aguardam transferência hospitalar, dos quais 5 são crianças.
Para enfrentar essa situação, o CSSJD disponibilizará, por 90 dias, 12 leitos — sendo 10 de enfermaria e 2 de terapia intensiva (UTI). Os leitos serão destinados exclusivamente ao atendimento de crianças de Divinópolis encaminhadas pela rede pública, com um investimento de R$ 1.500.000,00 por parte da Prefeitura.
Com essa ampliação, a expectativa é de que até 173 crianças sejam atendidas no período, conforme a média de permanência registrada em 2024 nos setores de Pediatria e UTI do hospital e os parâmetros contratuais estabelecidos para 2025.
O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, reforçou o compromisso da gestão municipal com a saúde pública:
"Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para ampliar o acesso a leitos hospitalares. Autorizei a Secretaria de Saúde a contratar novos leitos e também acionei o Governo de Minas, responsável pela regulação, para garantir mais agilidade. Nosso foco é assegurar que nenhuma criança fique sem atendimento.”
“Sabemos da gravidade do momento e da vulnerabilidade dessas crianças que aguardam por uma vaga hospitalar. Por isso, o Complexo se organiza mais uma vez para agir de forma rápida e solidária, contribuindo com o sistema público de saúde e protegendo vidas”, destacou André Waller, diretor-presidente do CSSJD.
Janete Aparecida, vice-prefeita de Divinópolis ressaltou os desafios enfrentados pelo município, que tem arcado sozinho com uma responsabilidade que deveria ser compartilhada com os governos estadual e federal:
“A população precisa saber que o município está tirando recursos de outras áreas para garantir atendimento na saúde. Infelizmente, o Estado — e também o governo federal — tem falhado na oferta de leitos hospitalares, o que impõe ao município um custo alto e injusto. Mesmo assim, não vamos deixar nossas crianças sem assistência, mas cobramos providências urgentes do Estado.”
A secretária municipal de Saúde, Sheila Salvino, ressaltou a importância da iniciativa:
“Esse movimento da Prefeitura, em parceria com o Hospital São João de Deus, é fundamental para garantirmos uma assistência adequada às nossas crianças, especialmente nesse período de sazonalidade das doenças respiratórias e escassez de leitos no SUS. Garantir o fluxo assistencial da pediatria na UPA Padre Roberto é essencial para uma abordagem segura e eficiente.”
A Prefeitura ainda acionou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para apoio na regulação e transferência de pacientes por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), além de notificar o Ministério Público sobre a situação.
A Prefeitura de Divinópolis e o CSSJD reafirmam seu compromisso com a saúde da população, especialmente em momentos de crise, garantindo acolhimento com qualidade, segurança e responsabilidade social.