A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), informa que a inclusão digital tem se tornado uma ferramenta essencial para promover a autonomia e a participação social das pessoas idosas. Com esse objetivo, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), tem executado semanalmente, em parceria com a Associação Aliança de Misericórdia e vinculado à Semds, oficinas voltadas à alfabetização digital do público atendido pelos Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
As oficinas têm duração de uma hora e atendem os grupos de forma alternada. Em uma semana, a atividade acontece na sala de informática do Cras Noroeste, localizada na rua Pedro Ferreira do Amaral, nº 30, bairro Padre Libério. Lá, os participantes têm contato com computadores e aprendem noções básicas de navegação na internet, uso de aplicativos e outras ferramentas digitais. Na semana seguinte, a oficina é realizada no Centro de Convivência do Idoso “Fátima Russo”, na rua Antônio Cesário Azevedo, nº 778, no bairro Bom Pastor, com foco no uso do celular pessoal de cada usuário.
A atividade é conduzida pela instrutora Laiza Soares Camargos, que acompanha os idosos passo a passo na utilização dos recursos tecnológicos. “A proposta é que eles se sintam mais seguros e independentes para realizar tarefas simples, como enviar mensagens, fazer chamadas de vídeo, acessar serviços online e até mesmo utilizar aplicativos de bancos e de saúde”, explicou Laiza.
A iniciativa tem sido bem recebida pelos participantes, que veem na inclusão digital uma oportunidade de manter o vínculo com familiares, acessar informações e exercitar a mente, promovendo bem-estar e cidadania.