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ABR
30
30 ABR 2025
SAÚDE
“Projeto Conexão Colaborativa: a voz do servidor” chega ao final do primeiro quadrimestre.
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Projeto destaca melhorias significantes unidades contempladas até agora
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que o “Projeto Conexão Colaborativa: a voz do servidor” chega ao final do primeiro quadrimestre alcançando importantes avanços nas unidades contempladas até o momento. O projeto funciona por meio da visita da Secretária Municipal de Saúde e da equipe da Diretoria de Planejamento às Unidades Assistenciais e setores centrais da Semusa para ouvir os servidores e compreender as principais demandas de cada local, a fim de oferecer melhores condições de trabalho às equipes, além de otimizar o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Divinópolis. Até o momento o projeto esteve presente em dez setores, dos quais alguns já apresentam resultados positivos.

Uma das primeiras unidades a receberem o projeto foi o laboratório CEMAS, visitado em 31 de janeiro deste ano. Naquela oportunidade, o setor passava por reformas estruturais e administrativas, com a mudança da gerência local. Após visita técnica e orientação do setor de planejamento, foram identificados alguns ajustes a serem feitos para melhoria contínua dos serviços e bem estar dos colaboradores. Dentre as demandas levantadas pelos servidores, vários processos foram revisados e vem sendo reformulados. Foi criado um novo fluxo de trabalho junto com os colaboradores, descentralizando serviços e setorizando os processos. Além disso foram adotados procedimentos contínuos para capacitar e desenvolver os servidores, através de dinâmicas e ferramentas de qualidade com ajudas de profissionais qualificados da nossa rede.

Com relação à demora nos processos e resultados de exames, que levavam até 15 dias, após a descentralização e setorização dos processos e realocação de equipes em setores definidos, foi atingido o prazo máximo de 24 horas para entrega de todos os resultados liberados em sistema, salvo exames que demandam maior prazo de finalização e resultado. Foi efetivada a instalação de mais um equipamento de Hematologia que dará suporte ao período de aumento de casos de Dengue no município, liberando resultados ao ambulatório no prazo de até 2 horas de pacientes atendidos no ambulatório. A recepção do laboratório também recebeu reestruturação com treinamento e inclusão de mais um servidor para contribuir com o acolhimento mais assertivo e resolutivo aos usuários.


O gerente do Cemas, Marcelo Isaac Ferreira, informou que foi criado um canal direto entre o laboratório e as unidades da atenção primária a fim de resolver as falhas na comunicação entre os setores. O canal permite a troca de informações em tempo real quanto às demandas, o que torna mais efetivo o saneamento pontual de qualquer intercorrência, bem como fluxos e determinações das gerências.


Na Diretoria de Atenção Primária, uma das visitas realizadas dentro do Projeto foi à Estratégia Saúde da Família (ESF) Vale do Sol, em 7 de fevereiro do atual exercício. Após a visita técnica, foram identificados problemas estruturais na unidade. Diante disso, foi apresentada a proposta de mudança para um novo imóvel, com o objetivo de melhorar o atendimento à população. Um novo local já foi encontrado, e atualmente está em análise pela SEMUSA quanto à viabilidade do imóvel para receber a estrutura da Unidade de Saúde.


Outro problema identificado foi o barulho excessivo emitido pelo antigo compressor utilizado para o funcionamento dos equipamentos odontológicos, que comprometia a qualidade dos atendimentos. Esse equipamento já foi substituído por um modelo mais silencioso, proporcionando mais tranquilidade ao ambiente. Na ocasião, foi identificado também que o local apresentava problemas quanto à climatização. Como a rede elétrica do imóvel atual não suporta aparelho de ar condicionado, foram solicitados ventiladores, que se encontram com o processo de compra em andamento, e em breve poderão ser instalados.

Segundo a supervisora Mayara Cristina Silva Batista, os servidores da unidade consideram que este projeto teve grande importância. Eles se sentiram ouvidos e acolhidos, com suas necessidades reconhecidas pela gestão, o que contribuiu significativamente para a melhoria da qualidade dos serviços prestados.


A secretária municipal de Saúde, Sheila Salvino considera que nestes quatro meses de execução do projeto Conexão Colaborativa houve a oportunidade de eliminar as barreiras de comunicação com o servidor da saúde, discutindo in loco os problemas e as oportunidades de melhoria em cada unidade ou setor visitado. “Tivemos oportunidade também de compreender a realidade local e conhecer as especificidades de cada unidade/setor visitado, conhecendo realidades pontuais que, por não estarem devidamente mapeadas, muitas vezes não são ponderadas na tomada de decisão. Nossa expectativa é que, com a continuidade do projeto, possamos sofisticar as informações estruturais e humanas das unidades assistenciais e setores da secretaria municipal de saúde, para que possamos tomar decisões mais assertivas.”, disse.


A partir do dia nove de maio próximo, o Projeto dará continuidade em uma nova etapa, com visitas a outros setores e unidades de saúde do Município, mostrando como investimentos como esses fazem a diferença na vida dos indivíduos, além de garantir um futuro melhor para todos.
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