A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa a participação do psicólogo Wender Rodrigo, residente do programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente (Remsa), realizado em parceria com a unidade local da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), no Programa Nacional de Vivências e Estágios na Realidade do SUS (Ver-SUS), em sua edição piloto realizada no estado do Espírito Santo (ES), na cidade de Vitória.
O projeto, promovido pelo Ministério da Saúde, tem como principal objetivo proporcionar uma imersão na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a formação crítica, ética e comprometida com os princípios do sistema público. Durante o período, as atividades ocorreram em tempo integral, incluindo visitas a equipamentos de saúde, rodas de conversa, oficinas de educação popular, vivências em territórios tradicionais e espaços de sistematização com os Núcleos de Base (NBs).
Wender relatou que sua participação foi extremamente positiva. Além do aprendizado que ele colocará em prática, o profissional irá trocar informações com a equipe, fazendo com que haja um entendimento plural dos assuntos abordados dentro das unidades de saúde. “Essa experiência foi extremamente rica por me permitir conhecer outras realidades, refletir sobre os desafios e potências da saúde pública, e retornar com ideias e práticas que podem fortalecer ainda mais a atuação em nosso município”, disse.
O psicólogo atua na Unidade de Atenção Primária à Saúde do bairro Icaraí, em Divinópolis, uma região que abrange cerca de 5 mil moradores. Segundo ele, a REMSA já atendeu aproximadamente 500 adolescentes dos bairros Icaraí, Candidés, Lagoa dos Mandarins e áreas vizinhas. As ações desenvolvidas incluem promoção da saúde, escuta qualificada, educação em saúde, atenção psicossocial e articulação com escolas e outros setores da rede de apoio. "Certamente, a capacitação faz com que Divinópolis esteja à frente quando o assunto é saúde pública. Entender o funcionamento do SUS faz toda diferença para fortalecemos ações locais", declarou.
Divinópolis tem colhido frutos com a iniciativa, que fortalece práticas mais humanas, participativas e alinhadas às realidades locais. A vivência também reforça o compromisso com a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) público, gratuito e de qualidade.